É difícil pensar no universo das influenciadoras sem mencionar Mica Rocha, afinal, ela tem uma trajetória de 13 anos no mercado e acumula mais de um milhão de seguidores apenas no Instagram. Atualmente, Mica atua como diretora criativa da Misha e diretora de marketing da marca athleisure Open Era. Ela também tem experiência na televisão e já escreveu três livros - um currículo em tanto, não é mesmo? Com tanta bagagem, aproveitamos para bater um super papo sobre estilo, tendências do mercado fitness e o processo de criação de sua grife.
A seguir, você encontrará a entrevista completa, onde Mica compartilha insights sobre a escolha de tendências, cores e modelagens dentro de uma marca athleisure. Além disso, você descobrirá algumas dicas valiosas da influenciadora! Continue lendo para saber mais, cara leitora.
STL: Antes de tudo, a gente sabe do seu papel como influenciadora e também das responsabilidade com a Misha, mas como surgiu essa vontade de entrar no mundo do athleisure com a Open Era?
M.R.: Na verdade, o fundador da Open Era é o meu pai, Newton, que também é meu sócio. Há muitos anos, ele foi visitar a minha irmã que morava em Nova York. Ela falou ‘nossa, abriu uma loja muito incrível chamada Lululemon e você precisa ver’. Ele achou um negócio muito interessante e, quando saiu do cargo da empresa em que trabalhava, pedi para ele virar meu sócio na Misha. Depois, ele decidiu que era a hora de abrir o negócio de athleisure e criou a Open Era, e eu super fui na onda. Hoje somos sócios na Open Era e na Misha.
Eu adoro esse estilo de vida confortável e chique, que você está sempre arrumada, sempre pronta, mas de uma maneira muito versátil. Não são peças só para treinar, são roupas para viver! Acho que a maternidade também me trouxe essa necessidade de conforto na rotina, até porque eu me movimento muito durante o dia: deixo e busco as crianças na escola, tenho os compromissos de trabalho, faço uma reunião, vou treinar. Então esse tipo de look é realmente perfeito para mim.
Não são peças só para treinar, são roupas para viver! Acho que a maternidade também me trouxe essa necessidade de conforto na rotina, até porque eu me movimento muito durante o dia.
Como vocês decidem quais serão as peças-chave da coleção?
M.R.: A Open Era tem uma equipe de estilo que define as peças, mas é claro que eu adoro opinar e trazer algum tipo de tendência, ou vontade que estou de usar alguma coisa que se encaixe no estilo da marca. Além das tendências, tem muita coisa que é um insight das nossas equipes de estilo. Inclusive, a nossa estamparia é única. A gente desenha e cria as cores. Nossa estampa onça chocolate é um sucesso de vendas, assim como a de cobra também. A gente realmente cria muitas coisas, porque nossa ideia é ter esse universo onde misturamos um pouco de moda com a tendência de athleisure. A Open Era segue uma cartela de cores sóbria, que é a marca registrada dela, com alguns pontos de cores nas coleções. Isso é definido também pensando nessa cliente que quer uma uma peça atemporal, ou seja, que ela não enjoe com o tempo.
Que a moda e o universo fitness se encontram é um fato. Onde é possível ver essa intersecção na Open Era?
M.R.: Então, uma das coisas que priorizamos é brincar com a moda e com o universo fitness do athleisure. Gostamos de colocar uma pitada de moda, mas o que mais pensamos é nessa peça atemporal, versátil e chique. Existe uma informação de moda ali, até para ser divertido para a mulher que gosta disso e quer ver algum tipo de tendência. Mas, é claro, também existe aquela roupa que ela vai usar por muito tempo, até porque a gente investe bastante na qualidade. Nossa marca não é uma fast fashion, não produzimos as peças só porque estão na moda. As clientes procuram algo com qualidade e com durabilidade. Para isso, você também tem que imprimir nessas tendências uma peça que tem que ser usada por muitos anos.
Na sua opinião, o que deve bombar esse ano dentro do athleisure?
M.R.: Essa geração mais jovem vai até para festas com muitas peças athleisure, porque gostam desse conforto. Aposto em alguns pontos de cor, como o cherry e os tons avermelhados. Mas, na Open Era, sempre trazemos as cores na medida para ser atemporal, para não perdermos esse DNA. Na nova coleção, Bossa, investimos muito na qualidade e buscamos muitas opções de materiais diferentes. Ah! E tem uma novidade muito legal, os acessórios, com o lançamento de bolsas e de malas para a galera que gosta de viajar ou que vai da academia direto para o trabalho, que procura uma bolsa com esse ar mais esportivo.
Por muito tempo, as roupas fitness foram vistas como ‘desleixo’ fora do contexto academia. Não era uma combinação óbvia para muitas pessoas. O que você acha que aconteceu para isso mudar e se tornar uma tendência?
M.R.: Eu acredito que a busca por conforto e versatilidade é uma tendência mundial. Atualmente, as pessoas têm também seus trabalhos híbridos e podem transitar pelos ambientes com roupas mais casuais. Essa mudança abriu um leque para as marcas trazerem isso, ou seja, se reinventarem. Acho que o athleisure tomou essa forma com bastante criatividade. Nós entendemos que a união entre o fitness e o casual, além de ser muito confortável, também pode ter moda. São peças que também podem deixar uma mulher superbonita. Isso evoluiu para que a gente entenda que o conforto não é desleixo e, sim, necessário. Então, depende da criatividade de cada marca deixar a sua roupa interessante.
Eu acredito que a busca por conforto e versatilidade é uma tendência mundial.
Para quem nunca ousou se jogar no estilo athleisure, quais dicas você daria?
M.R.: Eu diria para essa pessoa dar uma experimentada, porque juro que ela nunca mais vai abrir mão desse estilo!
Para nós, uma musa desse estilo é a Hailey Bieber. Estamos sempre de olho nela, você tem alguma musa de estilo no quesito athleisure?
M.R.: A Hailey Bieber é muito musa mesmo, acho que ela é musa de todo mundo. Ela é um exemplo perfeito de alguém que sabe transitar muito bem entre os looks esportivos e sofisticados. Ela tem visuais que entregam essa sofisticação mas, ao mesmo tempo, tem esse “effortless chic”, quando parece que você não fez o menor esforço para estar linda daquele jeito. Acho que tem muitas influenciadoras usando bastante esse estilo, principalmente fora, mas acho que é um estilo que está vindo para o Brasil também. Diria que, com certeza, a musa do athleisure no momento é a Hailey.
Por fim, se você pudesse escolher apenas três peças esportivas indispensáveis para ter no armário, quais você escolheria e por quê?
M.R: As três peças indispensáveis são: uma boa legging, um bom top e uma parca. Acho que essa terceira peça é muito legal porque você coloca por cima das demais e logo fica arrumada e chique, mas ainda continua muito confortável. A parca é uma opção bem versátil porque você consegue usar tanto com um jeans e alfaiataria, quanto com peças esportivas.
É muito difícil pensar no universo das influenciadoras e não pensar em Mica Rocha. A diretora criativa da Misha e diretora de marketing da marca athleisure Open Era, atua no mercado há 13 anos e antes de se dedicar ao mundo da internet, a empresária também já havia passado pela televisão - é um currículo em tanto, não? Com tanta bagagem, aproveitamos para bater um papo sobre estilo, as tendências do mercado fitness