Você usaria um top metalizado feito com 102 colheres?

por Sofia Stipkovic

Há algumas semanas a Cate Blanchett alugou um triplex na minha cabeça ao usar um look aparentemente inofensivo: uma calça preta de alfaiataria, scarpin no mesmo tom e um top metalizado. Mas é claro que tem uma pegadinha aí! O top era feito com 102 colheres. Isso mesmo que você leu, cara leitora, COLHERES.

Imagem de mulher vestindo uma blusa metálica, adornada por colheres brilhantes, combinada com calça preta de alfaiataria e sapatos de bico fino. Roupa inovadora e moderna, refletindo tendências de moda vanguardistas e de alto impacto visual.
Foto: Cate Blanchett (Reprodução/Instagram)


Criado pela designer sueca Ellen Hodakova Larsson, a peça foi produzida a partir do garimpo de mais de 100 utensílios em Estocolmo que foram cuidadosamente sobrepostos, formando um top frente única. 

Para além do efeito visual impactante, o look metalizado é uma proposta superinteressante de upcycling, pilar da marca de Larsson e da construção de estilo da própria Cate Blanchett, voz ativa quando o assunto é sustentabilidade e moda. Em entrevista ao WWD em 2020, ela disse: "Na última década, vimos que costumava ser sazonal, agora é trans-sazonal, multi-sazonal, e as marcas estão projetando para lojas de outlet. Quando sabemos que o mundo está consumindo 18 bilhões de peças de roupas por ano, o que representa um aumento de 400% em relação a uma década atrás, pensamos que isso não está funcionando.”

Pode parecer loucura, mas esse "simples" look da Cate Blanchett me fez pensar muito sobre as possibilidades e como às vezes nos limitamos e vivemos no automático, buscando referências sempre no mesmo lugar, ou em artigos óbvios para a moda, em vez de olhar em volta e se deixar inspirar por objetos, cenas, culturas, pessoas que não têm ligação direta com o universo fashion. E o quanto perdemos por isso.

Este breve texto não tem a intenção de te ajudar a "roubar um look" pronto, o que fazemos com frequência e, sejamos sinceros, é uma forma prática (e a única muitas vezes) nos dias de hoje de nos conectarmos com a moda e usá-la como forma de expressão. Afinal, quem tem tempo de garimpar 102 colheres para confeccionar uma peça? Mas tenho a intenção de te instigar a prestar mais atenção nos pequenos detalhes do cotidiano e exercitar a sua criatividade, e enxergar a beleza, no fora do comum. Quem sabe, no final, você não acaba criando algo só seu?

Você também vai gostar