10 marcas brasileiras de streetwear que você deveria conhecer este ano

por Sofia Chel

O streetwear, como o próprio nome indica, é um estilo inspirado pela cultura de rua, que nasceu com o hip hop e foi influenciado pelo skate e surf. Ele nasceu nos anos 80 e 90 como uma forma de expressão cultural e social, refletindo o lifestyle de quem o adota. Mais do que roupas, esse conceito carrega atitudes, valores e histórias, com peças que unem conforto, autenticidade e muito estilo.

Aqui, as marcas brasileiras de streetwear têm se destacado ao mesclar referências globais com a rica diversidade cultural do país. Então, se você ama streetwear e está sempre em busca de novas marcas para conhecer, continue lendo:

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10 marcas brasileiras de streetwear para conhecer

desgosto

A Desgosto é uma daquelas marcas brasileiras de streetwear que fogem completamente do óbvio. Nascida como um estúdio de tatuagem, ela evoluiu para a venda de camisetas e, hoje, apresenta um catálogo completo de roupas e acessórios. Sua identidade forte e autêntica vai além das peças, destacando-se também pelas icônicas embalagens, que remetem a produtos "tradicionais" de supermercado, como caixas de sucrilhos e sabão em pó. Essa criatividade faz parte do DNA da marca e reforça sua essência, não é à toa que se auto-intitula como uma verdadeira "loja de inconveniência”.

aged archive

Com um apelo nostálgico, a Aged Archive conquistou o público, agradando tanto os amantes do streetstyle quanto aqueles que valorizam uma boa graphic tee. Suas peças exibem uma estética “bootleg” inspirada nos anos 90 e 2000, com foco predominante em camisetas pretas de alta qualidade e design exclusivo com muita personalidade.

bolovo

Além de ser uma das marcas brasileiras de streetwear mais legais para conhecer, a Bolovo também é uma produtora de audiovisual. Com uma comunicação inconfundível, seja em textos, imagens ou produtos, a Bolovo abraça o espírito livre e não tem medo de experimentar. Fugir do tédio e apostar em ideias originais é o que move o conceito da marca. 

damage

Criativa, descolada e propositalmente disruptiva, a Damage aposta em um design provocativo que foge completamente do óbvio. Além das peças de vestuário que carregam personalidade, a marca também tem produtos colecionáveis nada convencionais, como uma Glock de airsoft e até uma lata de lixo — não, você não leu errado. 

elo em comum

Arte e moda caminham juntas, e a Elo em Comum reflete essa conexão desde o próprio nome até sua missão: unir esses dois universos em perfeita harmonia. Cada peça é cuidadosamente projetada, com designs únicos, modelagens especiais e significados que vão além da estética, transformando roupas em uma verdadeira expressão artística.

gangue do caramelo

Nada mais Brasil que o vira-lata caramelo, não acha? Agora, imagina a gangue completa estampada em produtos de alta qualidade. Essa é a essência da Gangue do Caramelo, que não se limita às roupas e itens colecionáveis, mas também se destaca pelas embalagens supercriativas, como um saco de ração personalizado, que já virou a assinatura da marca.

dod

A DOD é uma marca brasileira de alfaiataria não tradicional que une modelagens clássicas e tecidos sofisticados com a autenticidade e a atitude da cultura do skate e do streetstyle. Suas peças estão disponíveis tanto a pronta entrega quanto sob medida, sempre com um padrão de altíssima qualidade e atenção aos detalhes. A marca redefine a alfaiataria, trazendo sofisticação e funcionalidade para um público que valoriza estilo e refinamento. 

egho studios

A Egho Studios nasceu do desejo de uma dupla criativa em trazer algo novo para a moda nacional, desenvolvendo modelagens únicas com caimento diferenciado. A marca também foca no uso de tecidos inusitados, que dão um toque de originalidade a peças tradicionais.

mile lab

Dos extremos da Zona Sul de São Paulo, no Grajaú, a MILE LAB, criada por Milena Nascimento, transcendeu sua origem como marca de moda de rua para se tornar um verdadeiro laboratório de criação e pesquisa de moda marginal. Com um coletivo criativo que inclui Breno Luan, Andy Reis, Pimzera, Richard Rodrigues, Murilo Davi e muito outros aliados, a marca opera como um ecossistema onde inovação, originalidade, sustentabilidade e pertencimento caminham lado a lado. Suas criações refletem a energia autêntica das ruas, transformando a moda em uma poderosa ferramenta de expressão cultural e social.

sufgang

Por fim, mas não menos importante, temos a Sufgang, marca paulistana criada por Bruno Sena que surge com a sua paixão pelo skate e pela cultura urbana. Unindo essas influências, a marca passou desenvolver peças que traduzem o lifestyle das ruas, com estampas inconfundíveis e modelagens oversized, sendo um dos nomes mais relevantes no cenário nacional.

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