5 documentários que abordam a história e cultura negra para assistir

por Karen Merilyn

Celebrar a cultura negra e resgatar a história da comunidade é uma forma de resistência. Nesse sentido, os documentários sobre todos os aspectos que envolvem o povo preto são essenciais para perpetuar essas vivências e combater as narrativas que diminuem e até apagam a história da nossa população. 

Por isso, nesse Dia da Consciência Negra, selecionei cinco documentários que abordam diferentes ritmos musicais negros e a moda na favela, mostrando que nossa cultura é rica, diversa e muito importante para a história do Brasil. Vem ver:

Leia também: 5 coisas que comecei a usar depois que me entendi uma mulher negra

Pessoas em cena vibrante de documentário sobre funk, destacando a cultura negra.
Foto: Funk.Doc (Divulgação)


Funk.Doc

Essa série documental passa pela história do funk, desde seu nascimento até a popularização. Contado por vários nomes eternizados pelo gênero, como Buchecha, Ludmilla, Deize Tigrona e Kondzilla, a produção mostra a riqueza do movimento e como ele se tornou um símbolo de resistência nas periferias.

Onde assistir: Max

Pessoas em apresentações e protestos em letras grandes com o título
Foto: Alma Negra (Divulgação)

Alma Negra: Do Quilombo ao Baile

Outro documentário que aborda a história da música preta, a produção foca no soul, que chegou no Brasil no fim dos anos 1960 e mudou para sempre a indústria. Mostrando os bailes blacks e a consequente valorização da cultura e identidade negra, ele conta com o olhar de grandes intelectuais, como Beatriz Nascimento, Lélia González e Edneia Gonçalves.

Cartazes coloridos do
Foto: Chic Show (Divulgação)

Chic Show

O icônico baile de black music paulistano, que celebra a cultura negra, tem seu próprio documentário. O evento foi um marco na cidade de São Paulo e na comunidade negra como um todo, abrindo espaço para os ritmos pretos como o funk, soul, rap e pagode, além de receber grandes nomes nacionais e internacionais, como Tim Maia, Gilberto Gil, Betty Wright e James Brown.

Onde assistir: Globoplay

Pôster de
Foto: Favela é Moda (Divulgação)

Favela é Moda

Acompanhando os dilemas e sonhos de jovens em busca de visibilidade na moda, o documentário mostra a força estética e política da cultura negra do Rio de Janeiro. Ele foca em uma agência do Jacarezinho e no dia a dia de modelos que querem conquistar seu espaço na indústria da moda. 

Onde assistir: CurtaOn

Leia também: Precisamos falar sobre a invisibilidade de estilistas negros na indústria da moda

Pessoa dançando samba em apresentação, com espectadores ao fundo e o texto
Foto: Noitada de Samba (Divulgação)

Noitada de Samba

Durante a ditadura militar, um evento se tornaria um local de resistência política e cultural da comunidade negra. A Noitada de Samba trazia para a zona sul do Rio de Janeiro artistas dos morros e da periferia. Através dos depoimentos de grandes nomes como Alcione, Dona Yvone Lara e Martinho da Vila, o documentário lembra a história do evento e sua importância na cultura brasileira.

Onde assistir: Cultne.TV

Você também vai gostar