5 lições de autocuidado que vou levar comigo depois do meu teste de dna
Há alguns meses eu decidi fazer um teste de dna para me auxiliar em uma rotina melhor e com hábitos saudáveis, entendendo o que meu corpo precisa e tomando decisões mais assertivas ao cuidar dele - afinal, isso também é autocuidado. Como já contei por aqui, o teste me fez estar mais atenta à minha alimentação, saúde e atividades físicas, me trazendo mais qualidade de vida.
Consegui essas respostas sobre a minha saúde com o kit Sommos DNA Equilíbrio, que estuda diversos aspectos da genética para entender como o corpo funciona em relação à pele, sono, medicamentos, estresse, entre outros. E quando eu descobri que ele teve uma atualização com 14 novas características analisadas, fiquei ansiosa para o contato por e-mail da Sommos DNA me apresentando a possibilidade de reanálise.
Explicando melhor o procedimento, o teste é feito de onde a gente tiver. A Sommos DNA envia um kit com um tubo e um swab, que você passa na parte interna da bochecha por alguns segundos, coloca no tubo e manda para análise. O mais legal é que, para essa atualização, não precisei fazer esse processo novamente. Dessa vez, apenas assinei um termo autorizando uma nova análise do meu material genético, já que meus dados ficam super protegidos e são apenas usados com meu consentimento.
Então vamos para o que tem de novidade no teste. Entre as características novas, estão aspectos dentro de alimentação, peso e corpo, pele e cabelo, além de medicamentos - toda uma gama de atributos que influenciam no meu bem-estar. Eles analisam dados como colesterol, resistência à insulina, longevidade, memória e até se há tendência a cabelos brancos prematuros.
Com essas novas informações identifiquei e adotei mais hábitos saudáveis que tiveram um impacto super positivo na minha vida e que com certeza quero levar para o próximo ano e transformar em uma rotina. Vem ver quais foram as lições de autocuidado que tirei de toda essa experiência:
1. Dieta mais fácil e alinhada às minhas respostas genéticas
Uma das atualizações do Sommos DNA Equilíbrio foi em relação a dietas, indicando quais tipos de alimento o meu corpo responde melhor. A partir do momento que comecei a entender, por exemplo, que uma dieta com mais proteínas e com restrição de calorias funciona mais para mim se comparado a uma dieta mediterrânea ou low fat, conversei com minha nutróloga e ela fez um plano alimentar levando em conta todas as minhas particularidades. Assim, aproveitamos melhor o que a minha genética favorece e a dieta ficou mais fácil de seguir de forma saudável e por mais tempo.
2. Entendi a necessidade da suplementação
Além disso, de acordo com o teste, eu tenho uma necessidade maior de vitamina A e também uma tendência genética maior em relação à deficiência de ferro. Sabendo disso, além de mudar a minha alimentação, também comecei um trabalho de suplementação que MUDOU a minha vida e minha energia diária. Tenho mais ânimo de malhar e ainda sair com os meus amigos, minha disposição é outra!
3. Mudanças na alimentação
Eu já diminuí o consumo de glúten por conta do resultado do primeiro teste e, após saber as informações extras sobre alimentação, tive um norte ainda maior na hora de escolher o que comer. Passei a me alimentar com carnes, verduras e legumes que possuem uma quantidade maior de vitaminas e minerais que preciso mais. Essa é uma das lições de autocuidado que aprendi que mudou minha relação com a comida e melhorou minha forma de me alimentar. Também continuo sempre escolhendo alternativas ao trigo quando possível, e meu corpo sentiu muita diferença.
4. Fazer exames de check-up regularmente
Outra característica genética apresentada no teste foi que eu tenho um risco maior a ter colesterol alto. Além de melhorar a alimentação e diminuir o consumo de alimentos gordurosos e sem nutrientes, também me atentei ao acompanhamento médico.
Para monitorar como está meu colesterol, me forcei a separar um tempo para exames de check-up. Apesar de ter adicionado hábitos saudáveis no meu dia a dia, é sempre importante checar como está a saúde, coisa que eu não fazia muito pela correria da rotina. Mas ir ao médico também é autocuidado e quando entendi isso passei a colocar como prioridade.
5. Inserir atividade física no meu dia a dia
Um dos pontos que me chamou atenção no resultado do teste foi minha tendência à adiposidade central, ou seja, o acúmulo de gordura na região abdominal que pode levar ao aumento de gordura visceral ao redor dos órgãos e desencadear doenças. Essa característica independe da estrutura corporal e é importante adicionar atividades físicas na rotina para evitar maiores problemas.
Esse foi o empurrão que eu precisava para fazer algo que eu só planejava e não saía do papel: comecei a acordar mais cedo para ter tempo de fazer atividade física antes de começar a trabalhar. Assim eu já começo o dia bem, cuidando de mim e não corro o risco de pular o exercício diário por deixar para depois do trabalho.
A conclusão é que as mudanças que consegui fazer depois do teste genético foram bem significativas na minha rotina, e se você também quer descobrir mais sobre seu corpo e sua saúde e pensa em fazer um teste genético, aSommos DNA está com uma super promoção de Black Friday, utilizando o cupom SOMMOSPROMO, todos os produtos estão com 50%off no site da marca! Além do teste, o pacote inclui um aconselhamento gratuito, com um profissional explicando todos os resultados e frete grátis para todo o Brasil.
Vale lembrar que o teste não é um diagnóstico, mas serve de orientação para ficar de olho nos hábitos e, é claro, passar por um acompanhamento médico.