7 mulheres negras latino-americanas e caribenhas que você precisa conhecer
Hoje (25) é comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data importante para todo um contexto histórico-social. Para entender melhor sobre, precisamos voltar para 1992, ano em que aconteceu um encontro de mulheres negras em Santo Domingos, capital da República Dominicana, e que teve como principal objetivo dar visibilidade para a luta do grupo contra opressão de gênero, exploração e racismo.
Em comemoração a esta data, listamos alguns perfis de mulheres negras latino-americanas e caribenhas que nos inspiram diariamente, e que valem o follow nas redes sociais. Vem com a gente:
suyane ynaya
A Suyane Ynaya ocupa hoje o posto de editora de moda na ELLE Brasil, além de ser co-fundadora da MOOC (Movimento Observador Criativo), uma agência de criação e cultura que, através de olhares genuínos, traduz linguagens para gerar impacto. Em suas redes, ela compartilha um pouco sobre seu trabalho e lifestyle.
negra li
Nome artístico de Liliane de Carvalho, Negra Li é uma cantora e atriz brasileira. Atualmente, aos 42 anos, mãe solo e com quase 25 anos de carreira, ela é um nome consolidado no mercado musical brasileiro e pode ser vista como sinônimo de resistência, empoderamento e representatividade, trazendo no seu discurso a luta pelo feminismo e o combate ao racismo.
stella yeshua
Stella Yeshua é extremamente completa: rapper, influencer e colunista. No cenário musical está atualmente gravando seu EP. Já na carreira de influenciadora, ela faz sucesso com seus Get Ready With Me (em tradução livre, arrume-se comigo) no TikTok. Enquanto colunista, escreve para a Vogue e para o Buzzfeed. Não precisamos dizer mais nada, né?
liniker
Temos tanto para falar da Liniker! Ela participou de uma das campanhas de Vista Magalu e podemos garantir que é uma das pessoas mais doces que já conhecemos. Liniker se encontra fazendo a turnê de Indigo Borboleta Anil, seu último álbum lançado, além disso, teve um grande destaque como atriz em "Manhãs de Setembro", série do Prime Video.
gabi oliveira
Mais conhecida pelo nome de usuário do Instagram, @gabidepretas é comunicadora social - com um podcast incrível -, influencer e ativista. Ela tem dois canais no YouTube: o Cozinhando com Gabi, em que ela posta diversas receitas veganas que deixam qualquer um babando; e o outro autointitulado Gabi Oliveira, em que ela fala sobre tudo! Ah, ela também é mãe, então se você curte conteúdo sobre maternidade, ela é a nossa aposta para você se apaixonar!
urias
A Urias é uma artista impecável que ama moda, inclusive, tivemos a chance de entrevistá-la e você pode conferir tudo! Sempre com looks impecáveis, ela já se apresentou fora do Brasil com uma tour pela Europa, além de ter ganhado prêmios como "Melhor Direção de Arte" no Berlin Music Video Awards pelo clipe de "Diaba".
monica veloz
Diferente de todas as outras mulheres incríveis que indicamos nesta pauta, Monica Veloz não é brasileira e sim dominicana. O conteúdo dela é voltado para moda e beleza, com forte ênfase em suas raízes latinas. Em uma matéria para Refinery29, ela comenta sobre a dificuldade de ser latina e negra nos Estados Unidos.
Gostou do post? Compartilha com suas amigas e já pode nos mandar sua lista de mulheres negras latino-americanas e caribenhas que você mais ama acompanhar.
LEIA MAIS:
7 mulheres negras latinas e caribenhas que mudaram o mundo da moda e beleza
Precisamos falar sobre pessoas negras vivendo com luxo
6 livros necessários escritos por pessoas negras que você deveria ler