Até mesmo quem não é fã de Stranger Things, já sabe que a série é toda ambientada nos anos 80 e que absolutamente tudo dentro dela é uma referência a cultura pop daquela época, incluindo as roupas e as tendências que eram usadas. E para todo bom amante dessa década — tipo eu —, fica fácil perceber quais trends surgiram lá atrás e que são usadas até hoje, mesmo que de formas diferentes.
Apesar de os looks estarem mais “fraquinhos” nessa temporada — já que, obviamente, esse não é o foco da série —, não pude deixar de reparar nas tendências de moda que foram exploradas no 4° volume de Stranger Things! Vou logo adiantando, elas podem dividir opiniões, pois há quem ame a estética mais caricata e exagerada da década de 80, mas também existe o time de pessoas que não podem nem imaginar um look com ombreiras e penteados volumosos.
Bom, se você ama a série e ficou curiosa para descobrir um pouco mais sobre o que era usado antigamente — e como você pode usá-las hoje em dia —, pegue seu walkman, coloque sua música favorita para tocar e vem comigo!
gola polo
Considerada bem descolada durante os anos 80, a gola polo está muito presente nessa última temporada de Stranger Things, especialmente entre a turma de jogadores de basquete da equipe de Hawkins. Apesar de gerar algumas dúvidas e ser uma peça que muitas pessoas veem como “preppy demais”, é possível usá-la em looks casuais no dia a dia com elementos mais fashionistas, como um blazer oversized e tênis brancos.
meias aparentes
Reparei que muitos nos sapatos nessa temporada, e tenho que dizer, quase todos os looks tinham uma meia aparente, Então, é claro que eu não poderia deixar de trazer essa tendência que, inclusive, está muito em alta hoje em dia, especialmente as versões com meias mais divertidas ou vintage — aquelas com duas listras no tornozelo.
cores saturadas
Nada de minimalismo durante os anos 80. Naquela época, quanto mais cor e texturas, melhor! Então, em Stranger Things não poderia ser diferente, né? Na cena onde a Eleven, Mike e Will estão na pista de patinação, por exemplo, é notável a quantidade de cores nos figurinos. Além disso, quase todos os takes na escola possuem um contraste de tons bem interessante — com exceção dos metaleiros e dos membros do clube Hellfire, que eram adeptos de uma moda mais punk rock.
baseball caps
Falando em cores, os bonés de beisebol daquela época também eram mais divertidos, com desenhos ou estampas mais chamativas. Por isso, se hoje em dia você se pega admirando bonés de aba curva com aquelas frases engraçadas, agradeça aos anos 80.
conjuntos esportivos
Os conjuntos esportivos foram os que mais chamaram a minha atenção. Mesmo não estando em evidência na série, ao me deparar com um figurante saindo do ônibus usando um conjunto verde de mangas longas — muito similar a esse da foto —, logo fui anotando no meu caderninho para não me esquecer dessa roupa icônica daquela década. Esse visual faz parte da estética athleisure, e tem tudo para conquistar aqueles que amam looks com pegadas mais esportivas e streetwear.
camisa xadrez
As camisas xadrez apareceram em peso durante todas as temporadas de Stranger Things. Mesmo não sendo a peça mais descolada de todas, era muito popular e fazia parte de quase todos os looks, independente do grupo de pessoas e estilos. Não é difícil combiná-las atualmente, afinal, essa peça é muito versátil e estilosa.
brincos divertidos
Sabe as argolas douradas e os piercings fakes que nós tanto amamos hoje em dia? Pois é, antigamente, os brincos eram muito maiores e bem mais chamativos. Fiquei observando os acessórios e, ao invés de trazer alguns que eram mais “óbvios”, como os óculos wayfarer e os scrunchies, notei que nunca havia parado para olhar os brincos, anéis e colares. Os modelos usados eram longos, em formato de raio, bocas e flores, já as argolas eram mais grossas e até podiam ter desenhos de animal print!
LEIA MAIS:
Crimped Hair: saiba tudo sobre a tendência de cabelo que voltou com tudo dos anos 80
Dos anos 50 ao 2010's: a incrível evolução de estilo em Wandavision