O que fazer para cuidar dos cabelos tingidos em casa

por Giovana Marcon

Com uma vontade súbita de mudar o cabelo nessa quarentena? Cortar a franja ou testar uma cor nova? Nós entendemos bem e compartilhamos do sentimento, o tédio causa esses efeitos na gente. E como não podemos correr para o salão para fazer isso de forma profissional, nos resta fazer isso em casa, na cara e na coragem. Mas agora, falando em cabelos tingidos, quais são os cuidados que você deve tomar em casa quando não tem um salão pra te salvar?

Pensando nisso, conversamos com a colorista Bárbara Giriotas, que já deu as melhores dicas sobre cabelo cacheado pra gente e podemos adiantar: melhor segurar a vontade de pintar os fios em casa e focar no cuidado com os cabelos coloridos. Se você quer manter os cabelos tingidos saudáveis durante a quarentena, fique por aqui, porque temos as melhores dicas:

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering


Primeira coisa: hidratação. Assim como nosso corpo, o condicionamento natural do fio é água. Cabelos tingidos devem ser hidratados toda semana com máscaras que ajudem na absorção de água e emoliencia do fio.

Pode aplicar a máscara no cabelo todo, mas depois volte a massagear mechas pequenas, de dois em dois dedos, como se estivesse apertando o cabelo entre os dedos, começando pelas pontas. Assim que estiver bem solto sem nenhuma parte áspera, suba para perto da raiz. Faça isso na cabeça toda começando pela região mais seca (que geralmente é o topo).

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Sempre que possível, use água de morna para fria. A água quente dilata demais as cutículas e retira o ácido graxo que as protege e também os pigmentos, deixando os fios opacos, frisados, e com maior probabilidade de quebra, além de desbotados. A água fria é o ideal para cabelos tingidos de cores intensas ou fantasia, como azul e rosa por exemplo.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Tente lavar o cabelo com o corpo inclinado para frente e a cabeça para baixo. Assim, a água cairá na nuca, onde o cabelo é mais protegido, evitando danificar mais a parte do topo que sempre fica mais seca. Ao ficar no sol use sempre chapéu, turbante ou boné, pois assim evita a queima e desbotamento dos fios pelos raios solares.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Nunca use shampoos de limpeza profunda ou shampoos com lauril éter sulfato de sódio na fórmula. O ph desses produtos é muito alto e isso dilata muito as camadas de cutículas, removendo muito pigmento dos fios - além de deixar poroso, pois algumas cutículas podem ser removidas com essa agressão.

Dê preferência a shampoos com ph balanceado, entre 4,5 e 5,5, que é o ph fisiológico do cabelo.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Aproveite para deixar o cabelo secar naturalmente sempre que possível, porque altas temperaturas podem queimar os fios, gerando pontas duplas e desbotando ainda mais a cor. Evite o uso contínuo de chapinha, babyliss e secador muito quente!

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Para mechas loiras, o ideal é usar um shampoo violeta ou silver para bloquear o amarelamento. Máscaras matizadoras podem ser muito pigmentados e, dependendo da porosidade do cabelo, pode manchar os fios.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Colorir o cabelo é algo complexo pois, além do tom natural, nós, coloristas, também avaliamos a textura e espessura dos fios para determinar a cor e a volumagem do oxidante a ser utilizado. Um cabelo muito escuro saudável reage totalmente diferente de um fio escuro extremamente poroso, mesmo usando a mesma cor. Além do processo de correção de cor, que vai ser mais complicado, podendo até sensibilizar mais os fios.

Você também vai gostar