Você certamente já admirou alguns dos vestidos assinados por ele, mas tem grandes chances que não conhece sua história. Famoso por vestir as maiores divas da música de todos os tempos, Bob Mackie é mestre em criar looks feitos sob medida para os palcos. Da sua parceria mais celebrada com Cher, até o look usado por Miley Cyrus no Grammy de 2024, o legado do norte-americano de 84 anos é fonte de inspiração e merece ser celebrado. A seguir, a gente conta tudo que você precisa saber sobre Bob Mackie.
Nascido em Monterey, na Califórnia, o designer de 85 anos entrou na indústria em 1961 e continua na ativa até hoje, completando mais de seis décadas de carreira. A vontade de criar veio durante a infância, quando ia ao cinema com a família para assistir musicais. Seus favoritos eram protagonizados por Carmen Miranda e seu glamour tropical. A paixão por balé também foi fundamental, e o gosto por espetáculos moldou seu futuro.
Revolucionando os palcos e o tapete vermelho com suas criações para uma mulher que não tem medo de chamar atenção, ele rejeita o básico ou casual e é apontado por muitos como o criador do naked dress. Seus designs são feitos para roubar a cena com muita exuberância, ostentando plumas, transparências, bordados, recortes, cores, rendas, franjas e claro, muito brilho.
Ele não gosta de dizer que faz moda e sim figurinos ou fantasias. A forma de enxergar o trabalho tem a ver com seu início em Hollywood como estagiário no estúdio Paramount. Ele começou como assistente na equipe de Edith Head, lenda do cinema, considerada por muitos como a melhor figurinista de todos os tempos e ganhadora de 8 Oscars de melhor figurino. Logo depois, desenhou croquis para o renomado estilista Jean Louis. Um dos primeiros desenhos de Mackie foi o lendário vestido usado por Marilyn Monroe para cantar parabéns para o então presidente JFK.
Eventualmente, Bob conheceria Ray Aghayan, seu parceiro no trabalho e na vida. Inicialmente, Mackie desenhava os croquis das criações de Aghayan e posteriormente tornaram-se sócios. O start em seu legado na TV começou ao lado de Ray, com o “The Judy Garland Show”, até se tornar figurinista do “The Carol Burnett Show”. A comediante é uma lenda da TV americana e seu programa foi ao ar semanalmente durante 11 anos, com Bob assinando uma média de 65 figurinos por programa, vestindo dos figurantes aos convidados especiais, incluindo maquiagem e até perucas.
Sua fama global, no entanto, tem a ver com suas parcerias no mundo da música, vestindo algumas das maiores estrelas da história. E a grande virada ocorreu em 1967, com sua entrada no “The Sonny & Cher Comedy Hour”, onde Mackie conheceu sua futura musa número 1: Cher.
Aos 19 anos, parte de uma dupla musical com o então marido, a cantora chamava atenção pelo visual de silhueta longilínea de modelo, longos cabelos pretos e um rosto que fugia dos padrões da época, cortesia da ascendência irlandesa, inglesa, armena, alemã e Cherokee. O encontro entre os dois foi definido por Cher como “amor à primeira vista”, dando início ao casamento criativo que continua firme até hoje. Juntos, eles pensaram grande e idealizaram alguns dos looks mais inesquecíveis da história, como o naked dress.
O naked dress é creditado a ele e, desde sua concepção, já surgiu em diversas versões, como nas cerimônias do Oscar e do Grammy. A mais célebre, no entanto, é o modelo usado no MET Gala de 1974.
Ele também vestiu Diana Ross. Ela começou a parceria com Bob nos anos 60 e ele assinou seus figurinos de turnê até 2010, quando a estrela parou de se apresentar.
Elton John idem, com seus boás, e looks inspirados em personagens da Disney, como Pato Donald, e o inesquecível uniforme de beisebol inteiramente bordado de lantejoulas. A colaboração com John permitiu que Mackie exercesse seu lado mais irreverente e experimental.
A boneca mais famosa do mundo também se tornou musa de Mackie no início dos anos 90. Além de assinar as roupas, Bob esteve envolvido no processo completo, do penteado à cor do cabelo e maquiagem, até as feições do rosto, trazendo uma diversidade ainda não explorada no universo Barbie. Ele insistiu que elas fossem lançadas em outras etnias, raças e ampliando a representatividade. Desde os anos 60, Barbies inspiradas em figurinos para Diana Ross, Tina Turner e, claro, Cher, já tinham sido produzidas.
Também figuram na lista de clientes outros ícones do entretenimento como Whitney Houston, Barbra Streisand, Madonna e Tina Turner.
Falando em Turner, ela foi a grande inspiração para o look direto dos arquivos de Mackie. O modelo, confeccionado para um musical em 2002, foi eleito por Miley Cyrus para se apresentar na cerimônia do Grammy deste ano.
Beyoncé, Dua Lipa, Ru Paul, Katy Perry... A lista de celebridades que continuam prestigiando e usando suas criações é interminável. Um dos grandes entusiastas da obra de Bob Mackie é Law Roach, o stylist (ou image architect, como se define). Em seu acervo pessoal, Roach possui modelos de Mackie que, além de itens de colecionador, também vão parar em suas clientes. Além de Zendaya, quando ainda trabalhava com Anya Taylor-Joy, Roach a vestiu com um modelo de noiva de inspiração vitoriana que até hoje é comentado.
E não para por aí: vocês sabiam que esse look usado por Jennifer Lopez no filme "Encontro de Amor" também é de sua autoria? Ele definitivamente tem um legado extenso e inspirador.
Você já conhecia a história por trás dos icônicos vestidos de Bob Mackie? O que achou?