Base amarga para unhas e mais dicas pra parar de roer as unhas

por Sofia Stipkovic

Quem vê as minhas unhas compridas hoje não imagina o quão roídas elas eram há dois anos. Quando criança, esse mau hábito entrou na minha vida, ficou de lado durante a adolescência e voltou com tudo na fase adulta - não por acaso, junto com a ansiedade e o estresse do trabalho. Foi preciso uma gravidez (e a bomba de hormônios que a acompanha) para me fazer parar de roer as unhas.

Se você se identifica com a minha eu de alguns anos atrás, tenho uma boa notícia: dá para sair dessa com alguns truques e produtos específicos, como uma base amarga para unhas. Hoje, vou compartilhar as alternativas que já pesquisei e me ajudaram, de certa forma, a manter esse costume ruim longe do meu dia a dia.

Sofia Stipkovic - roer as unhas - roer as unhas - Verão - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Stipkovic (Reprodução)


base amarga para unhas

É um clássico quando o assunto é roer unha. Antigamente, a minha família dizia que ia passar pimenta na ponta dos meus dedos e a base amarga para unhas é quase isso, com o benefício de que ela também trata e ajuda a fortalecer a unha. No final do dia, ela serve justamente para te lembrar, com um gosto ruim, que lugar de dedo não é na boca.

esmaltação em dia

Quando comecei a deixar as unhas crescerem de novo, passar esmalte uma vez a cada quinze dias pelo menos me ajudou a não roer mais. Ver a mão toda pintadinha, bonitinha certamente me fez pensar duas vezes antes de colocar o dedo na boca!

base fortalecedora para unhas

Claro que passar esmaltes lindos de nada adianta se a sua unha está fraca e quebradiça. Nada atiça mais a roer as unhas do que uma pontinha lascada, não é mesmo? Então, procure uma boa base fortalecedora para garantir que as suas unhas ficarão duras, fortes para crescer saudáveis.

Sofia Stipkovic - roer as unhas - roer as unhas - Verão - Amsterdam - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Stipkovic (Reprodução)

terapia para parar de roer unhas

A real é que para muitas pessoas o hábito de roer as unhas é apenas um reflexo da ansiedade, do estresse, de saúde mental que precisa de atenção. Portanto, nada mais justo que incluir a terapia ou a simples busca por um psicólogo aqui nessa lista. Com certeza a ajuda profissional pode ser super benéfica não só para as suas unhas como também para o seu bem-estar.

Leia Mais

6 sintomas de ansiedade que você nem imagina

unhas postiças

As unhas postiças, daquelas mais simples possíveis, foram as minhas maiores aliadas por muito tempo. Sempre quis ter unhão, mas roer as unhas não me permitia isso. O meu segredo para que as postiças durassem muito era usar uma boa cola e lixar para que o tamanho não me incomodasse ou gerasse muito atrito no dia a dia.

Leia Mais
Tudo o que você precisa saber sobre unhas postiças

unhas em gel

Outra opção para quem busca driblar o vício de colocar a mão na boca é apostar nas unhas em gel. Assim como as unhas postiças, você pode fazer em casa, mas o ideal é procurar um profissional que vai preparar corretamente a sua unha natural para receber a manicure e te ajudará a entender como fazer a manutenção.

manter um snack ou bebida por perto

Eu sentia que muitas vezes levava a mão à boca sem pensar, só para ter algo ali para mastigar. E testei trocar o dedo, literalmente, por um snack como uma bala ou uma castanha. Também me policiei para, em vez de um alimento, fazer isso com uma bebida e assim me ajudei a ficar mais hidratada ao longo do dia. Bateu a vontade de roer as unhas? Toma um pouquinho de água, um golinho de café. 

E lembre-se que se nada disso te ajudar não é o fim do mundo, não se culpe por isso. Pesquise outras alternativas e encontre um meio saudável e que faça sentido para você parar de roer as unhas, afinal, é também uma questão de saúde. A mão na boca pode ser porta de entrada para muitas doenças.

Você também vai gostar