Como o Instagram virou o palco da cultura pop e da criatividade digital

por The Look Stealers

O Instagram completa 15 anos em 2026 e, mais do que celebrar a data, o momento convida a olhar para como a plataforma mudou — e como nós mudamos junto com ela. O que começou como uma rede de fotos virou um dos principais espaços de criação, entretenimento e conexão da internet, onde tendências nascem, a cultura pop se movimenta e comunidades se formam em tempo real.

Nos últimos anos, novas ferramentas, formatos e comportamentos passaram a redesenhar a forma como consumimos e produzimos conteúdo por lá. Do crescimento dos Reels ao interesse por interações mais íntimas, o Instagram vem se adaptando ao que as pessoas realmente querem: se expressar, se divertir e se conectar de um jeito mais próximo.

Conversamos com Claudia Gurfinkel, Diretora de Parcerias com Criadores e Figuras Públicas da Meta no Brasil, que reuniu os principais insights sobre essa evolução, o que define sucesso hoje na plataforma e o que já aponta para o futuro do Instagram.

Modelo posa para selfie no Instagram usando casaco verde de textura felpuda e maquiagem suave, em cenário urbano.
Foto: steph hui (Reprodução/Instagram)


STL: Quando você olha para os últimos dois anos, qual foi a mudança mais profunda no comportamento dos usuários do Instagram?

Claudia Gurfinkel: Esse ano completamos 15 anos e foi ótimo para refletirmos o tanto que a plataforma evoluiu ao longo dos anos, mas o que não muda é que sempre nos movimentamos em direção a impulsionar a criatividade, e, claro, em potencializar conexões. Hoje, o Instagram é o palco para a expressão criativa e onde a cultura pop acontece, onde as pessoas encontram conteúdos que se interessam e acompanham criadores de que gostam. É o lugar também que vemos os criadores expressarem suas ideias, expandirem a criatividade deles e construírem as suas comunidades! 

Eu destacaria dois momentos relevantes dos últimos anos: tanto a chegada do Reels, que impulsionou esse movimento e vemos como evoluímos e nos tornamos mais do que apenas uma plataforma social: hoje, é no Instagram que as pessoas estão também para se divertir e se entreter. E também o lançamento do Edits, em abril deste ano, o app de edição de vídeo que foi pensado para auxiliar ainda mais os criadores a produzirem conteúdos que eles amam e impulsionar sua criatividade. 

STL: O Instagram está caminhando para formatos mais íntimos — Notes, Close Friends e Canais. Por que isso importa para o futuro da plataforma?

C.G.: A evolução do Instagram acompanha e reflete as necessidades e o que as pessoas buscam. O nosso objetivo segue sendo fomentar a criatividade por meio de ferramentas simples, mas eficazes, ao mesmo tempo que proporcionamos uma conexão ainda mais próxima entre as pessoas que usam o Instagram. Recursos como Canais, Close Friends e Notas são exemplos de como expandimos as opções de compartilhamento de momentos mais íntimos a partir de uma necessidade que identificamos: as pessoas querem se conectar e engajar com seus melhores amigos, seus criadores favoritos e também consumirem conteúdos mais exclusivos de quem eles gostam. Ou seja, esse foco em evoluir junto com a cultura garante que tanto criadores quanto usuários tenham as ferramentas necessárias para se conectar, entreter e inspirar.


STL: O que você acha que vai definir sucesso na plataforma nos próximos anos: estética, narrativa, constância ou comunidade?

C.G.: Sempre falamos que não existe receita pronta. Cada criador de conteúdo terá um entendimento diferente do que eles consideram sucesso, por isso, é importante entender primeiramente qual é o objetivo e traçar uma estratégia que faça sentido para alcançar essa visão. O principal é se manter autêntico ao seu conteúdo, cultivar sua comunidade de forma intencional e compartilhar conteúdos que mantenham essa comunidade engajada e interessada em acompanhar o seu perfil e trabalho. 


STL: ⁠Se você pudesse resumir em uma frase: o que está por vir no Instagram em 2026?

C.G.: O Instagram é o espaço onde expressões criativas ganham espaço e vida e estamos muito animados com o futuro das ferramentas criativas e todas as possibilidades de desenvolvimento em torno de Inteligência Artificial como aliada nessa jornada de criação. Seguiremos inovando, ouvindo a comunidade e fortalecendo parcerias para manter o Instagram relevante, seguro e alinhado ao que as pessoas buscam acompanhar,  assistir e se conectar na nossa plataforma.