Desde o seu surgimento, o incenso é usado como um aliado poderoso que traz boas energias. Muito presente em diversas religiões desde o Egito Antigo, a fumaça do incenso era considerada um vínculo com os deuses, para alguns povos, servia como oferenda e até é visto como uma forma de celebração aos antepassados em outras regiões. Não por acaso, hoje ele ainda é um item que remete ao bem-estar e está muito ligado à meditação.
A fumaça e o aroma do incenso promovem uma sensação de relaxamento, que alivia o estresse, elimina as más energias do ambiente e ainda perfuma a casa. Por isso, é perfeito para usar no dia a dia, como um auxiliar que traz sensações prazerosas e te mantém relaxada para lidar com as tarefas e estar preparada para os desafios do cotidiano. Então, se você ainda não sabe como tornar o incenso um aliado para uma rotina mais calma, vem conferir essas dicas de como usá-lo:
Primeiro, é importante saber que há vários tipos de incenso. O mais comum é o de vareta, que é facilmente encontrado em lojas de utilidades ou de artigos religiosos. Ele é mais prático, porque você só precisa escolher o aroma e geralmente já vem na caixa para que serve cada um. Se você ainda não tem familiaridade com os cheiros, o ideal é escolher um mais suave, como o de camomila.
Já o incenso em cone é feito para ser utilizado em incensários de cascata, porque produzem bem mais fumaça. Por conta disso, ele tem um cheiro mais forte, que dura por mais tempo no ambiente.
Há ainda os incensos naturais de ervas, que podem ser feitos em casa. Para isso, basta escolher as flores, ervas e até folhas de árvores da sua preferência e envolvê-las com um barbante até que fiquem firmes. Depois, deixe em um lugar arejado até que as folhas sequem completamente (leva cerca de duas semanas). Aí é só acender e deixar queimar.
Como cada tipo de erva tem uma finalidade, separamos as funções de cada uma para te ajudar a escolher o aroma ideal para o seu incenso.
Alecrim: Melhora a concentração, então é perfeito para quando você precisa focar em algo e ter clareza nos pensamentos. Além disso, é ótimo para fazer uma limpeza energética no ambiente.
Camomila: Assim como o chá da erva, o incenso de camomila ajuda a acalmar os ânimos e promove um ambiente tranquilo.
Rosa branca: Traz paz interior e deixa o ambiente harmônico e purificado.
Canela: Por ter funções curativas e anti sépticas, é ideal para ser aceso quando alguém está doente.
Mirra: Estimulante para orações ou meditações. Então, pode ser queimado antes de um momento de fé e introspecção.
Lavanda: Alivia o estresse, traz tranquilidade e promove sono. É a erva que você precisa quando quer descansar.
Capim Santo: Afasta as energias negativas e dá sensação de limpeza.
Arruda: Protege contra o mau olhado. Se você está se sentindo pesada, pode auxiliar bastante!
Independente de crenças, ter algo no ambiente que o torna mais agradável e que usa o aroma das ervas, grandes aliadas para diversos fins, é sempre positivo. Além do incenso, você pode ainda acrescentar uma música relaxante, uma iluminação confortável para tornar o dia a dia — às vezes tão estressante — mais leve e saudável.