Como usar o gua sha no cabelo e couro cabeludo

por Inaê Ribeiro

Provavelmente você já viu por aí peças e rolos de pedras que as pessoas usam no skincare, certo? As famosas gua sha conquistaram o mundo da beleza graças a sua capacidade de definir e diminuir o inchaço no rosto. Elas estimulam os tecidos do corpo através dos movimentos de raspagem, com as pontas presentes nos massageadores, e são geralmente feitas de jade ou quartzo rosa. Mas, como usar o gua sha no dia a dia para além da cútis?

Afinal, se ela é tão benéfica para ativar a circulação na pele, não poderia ser também uma ótima ferramenta para o couro cabeludo? Nós decidimos investigar o tema, entender como usar o gua sha no cabelo e quais são os benefícios que podemos obter através do método - você sabe, nós amamos qualquer coisa que nos ajude a alcançar o tão sonhado cabelo longo!

Mathilde Marie Holst Roien - gua-sha-tratamento-couro-cabeludo - como usar o gua sha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mathilde Marie Holst Roien (Reprodução/Instagram)

os benefícios para o cabelo e couro cabeludo

Antes de conhecer os benefícios e como usar o gua sha no couro cabeludo é importante que você entenda, de fato, o que é esse item. O nome gua sha, na verdade, se refere a uma forma de tratamento. "Gua" quer dizer coçar ou arranhar a pele, enquanto "sha" descreve a vermelhidão que o tratamento causa. Ela é uma modalina de manual da medicina chinesa, em que se usa a borda arredondada de uma pedra ou ferramenta para estimular o tecido do corpo.

Então, um dos maiores benefícios do gua sha está relacionado a melhora do fluxo sanguíneo, aumentando a circulação nos tecidos sob a pele. A medicina chinesa ainda acredita que ele é uma poderosa ferramenta para aliviar a ansiedade e estresse.

Agora voltando a relação do gua sha com os fios, apesar de não haver estudos científicos que comprovam os benefícios da ferramenta para o couro cabeludo, especialistas em medicina chinesa acreditam que eles existem sim. Por ajudar na circulação sanguínea, alguns dizem que o gua sha ajuda na saúde do corpo em geral, afetando portanto o cabelo e couro cabeludo também. E tem mais, ele pode até mesmo ajudar na diminuição de dores de cabeça temporais.

LEIA MAIS:

O que é gua sha e quais seus benefícios?

A importância de saber como cuidar do couro cabeludo

Sunita - gua-sha-tratamento-couro-cabeludo - como usar o gua sha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sunita (Reprodução/Instagram)

mas ajuda a fazer o cabelo crescer?

O crescimento do cabelo está diretamente ligado ao aumento da circulação no folículo piloso e, como já dissemos, esse é uma das grandes vantagens do gua sha. Logo, mesmo que ainda não hajam estudos específicos sobre isso, alguns dermatologistas acreditam usar o gua sha pode sim aumentar o fluxo sanguíneo na região, melhorando a saúde do couro cabeludo.

De qualquer forma, não é apenas a circulação que determinará o fortalecimento e o crescimento de novos fios, é necessário também um ambiente saudável e cuidados diários.

golotchoglova - gua-sha-tratamento-couro-cabeludo - como usar o gua sha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @golotchoglova (Reprodução/Instagram)

como usar gua sha no couro cabeludo

Como todo tratamento, antes é muito importante que você consulte dois especialistas: um dermatologista e outro praticante de medicina tradicional chinesa a fim de que eles avaliem o seu couro cabeludo. A pressão prolongada e até mesmo feita com a intensidade errada pode causar, na verdade, o efeito contrário e impedir a circulação, danificando então o folículo capilar. 

Após tomar os cuidados acima, você estará pronta para aprender como usar o gua sha no seu couro cabeludo. Porém, outro aviso essencial: não use o mesmo gua sha do skincare para a sua rotina capilar, tenha dois para evitar contaminação.

Se você já possui fios grossos ou longos e não deseja crescimento, pode adotar um pente de gua sha, pois ele atingirá de uma maneira mais eficiente a pele do couro cabeludo. 

Enfim com a ferramenta em mãos, você deve seguir os seguintes passos:

- Comece pela linha central da cabeça, fazendo movimentos unilaterais;

- Depois, mova lateralmente a partir da linha central até a orelha;

- Complete um lado e repita os mesmos passos na outra lateral da cabeça.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar