Designers asiáticos que estão bombando para você ficar de olho

por Izabela Suzuki

Quando falamos em designers asiáticos, é comum pensar em Rei Kawakubo, Issey Miyake e Yohji Yamamoto. Inclusive, já compartilhamos mais sobre a história de cada um deles. Todos esses artistas primorosos deixaram sua marca registrada no mundo da moda, posicionando a Ásia como um continente potente em estilo, originalidade, quebra de padrões e vanguarda. Eles continuam inspirando novos nomes no cenário atual e provavelmente continuarão fazendo isso para todo o sempre.

No entanto, também é importante destacar os designers asiáticos emergentes nesse universo. Alguns têm mais experiência, enquanto outros estão começando agora, mas todos têm feito um trabalho incrível até o momento. Eles se destacam por suas criações pouco convencionais, por lançarem tendências, vestirem celebridades ou colocarem os orientais como protagonistas na moda.

Abaixo, listei dez nomes que tenho observado bastante nos últimos meses e que você, leitora, deveria acompanhar de perto. Vamos lá.

Leia Mais: Você sabe quem são os asiáticos na moda?

Sandy Liang - saia rosa e blusa de manga longa branca - Designers asiáticos - outono - mulher asiática debruçada sob uma mesa - https://stealthelook.com.br
Foto: Sandy Liang (Reprodução/Instagram)


Sandy Liang

É impossível começar esta lista sem mencionar Sandy Liang. Talvez seja o nome mais proeminente do cenário nova-iorquino no momento, a estilista sino-americana usa memórias de sua infância e adolescência para construir suas coleções, repletas de toques ultrafemininos como laços, sapatos boneca, muita nostalgia e um toque de subversão.

Liang conquistou fãs, como Olivia Rodrigo e Bella Hadid, e já deixou sua marca registrada e inconfundível quando se trata do termo coquettecore. Fundou sua marca homônima em 2014 e, ao longo de dez anos, tem crescido no mercado. Mal podemos esperar para ver seus próximos passos.

Para seguir: @sandyliang
Leia Mais: Tudo o que você precisa saber sobre Sandy Liang

Hang La - calça preta e blusa preta - Designers asiáticos - outono - homem asiático tirando foto na frente de um eseplho - https://stealthelook.com.br
Foto: Hang La (Reprodução/Instagram)

Hung La

Formado na Royal Academy of Arts de Antuérpia, na Bélgica, o americano de ascendência vietnamita, Hung La, fundou sua própria marca em 2010, a Lu´u Dan. Antes disso, o estilista já havia trabalhado para a Balenciaga e também para a Céline. Durante o auge do lockdown em 2021, e motivado pelos protestos após a trágica morte de George Floyd e pelo movimento Stop Asian Hate, Hung definiu os conceitos e os valores que estariam por trás de sua marca.

Uma curiosidade é que, de acordo com uma entrevista para a revista Vogue, o designer conta que teve dificuldades em aceitar suas raízes asiáticas. “Comecei a meditar e percebi que há tanta beleza - gosto de dizer que há um 'nós' na identidade asiática. Há uma cultura. As histórias precisam ser contadas e celebradas." Hung La já chamou a atenção de nomes como Justin Bieber e Steve Aoki.

O portal FFW também relatou que a origem por trás do nome de sua marca, Lu´u Dan, em vietnamita, significa "granada" ou "homem perigoso", no entanto, a maneira como o próprio estilista enxerga a estética de sua marca é diferente. "É um menino mau, mas com um grande coração". A ambição da Lu’u Dan é criar um sentimento de comunidade e pertencimento entre um grupo que é tradicionalmente considerado uma minoria”, finaliza ele.

Para seguir: @luudan_official

Taehee Park - blusa azul e saia branca - Designers asiáticos - primavera - mulher asiática tirando foto no espelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Taehee Park (Reprodução/Instagram)

Taehee Park

Fundada pela sul-coreana Taehee Park, a Tae Park tem uma estética um pouco semelhante à de Sandy Liang. Lançada em 2020 no Brooklyn, em Nova York, a marca chamou bastante a atenção da nova geração por ser considerada "descolada, luxuosa e confortável" na medida certa. E é exatamente essa a fonte de inspiração de Park.

Em uma entrevista para a Hypebae, a estilista contou que seu estilo é esportivo e vintage, e que encontrou uma sintonia consigo mesma e com seu processo de design ao encontrar o equilíbrio entre seu conforto e uma abordagem mais sofisticada.

Para seguir: @tae___park

Peter Do - calça preta, camisa branca e bota preta de plataforma - Designers asiáticos - outono - homem asiático de máscara sentado em uma cadeira com uma perna dobrada - https://stealthelook.com.br
Foto: Peter Do (Reprodução/Instagram)

Peter Do

Peter Do recentemente assumiu a direção criativa da Helmut Lang, é formado pelo Fashion Institute of Technology em Nova York e também foi vencedor do prêmio LVMH em 2014. Do é vietnamita e antes de lançar sua marca homônima em 2018, trabalhou na Celine ao lado de ninguém menos que Phoebe Philo.

Sua abordagem é mais discreta, mas seus designs falam por si só, repletos de alfaiataria contemporânea. Peter nunca deixa de acrescentar um toque extra às peças. Sempre há um recorte nas costas, um par de cintos, tecidos fluidos e muita elegância, mas sempre com um toque distintivo que apenas Peter Do sabe proporcionar e que celebridades como Anya Taylor-Joy e Rihanna sabem apreciar.

Para seguir: @doxpeter, @the.peterdo e @helmutlang

Grace Ling - N/A - Designers asiáticos - outono - mulher asiática usando óculos escuros - https://stealthelook.com.br
Foto: Grace Ling (Reprodução/Instagram)

Grace Ling

Nascida em Cingapura e atualmente radicada em Nova York, Grace Ling estudou Design de Moda na Parsons School of Design em Nova York e na Central Saint Martins em Londres. Durante seu tempo lá, ela trabalhou em marcas renomadas como Thom Browne e The Row. Talvez seja daí que venha sua pegada elegante e, ao mesmo tempo, excêntrica. Cheia de recortes, detalhes orgânicos e modernismo, Ling já vestiu Anitta, Hunter Schafer e JLo.

A título de curiosidade, sua marca foi fundada com base em impressão 3D e tecnologia CGI, permitindo calcular a quantidade exata de materiais necessários e criar formas únicas com zero desperdício. O nome de Grace é um para observarmos bem atentamente ao longo do ano, e nós faremos isso. 

Para seguir: @gracelingofficial, @gracelingo

Robert Wun - calça preta, blusa branca e jaqueta preta - Designers asiáticos - inverno - homem asiático sentado em uma cadeira - https://stealthelook.com.br
Foto: Robert Wun (Reprodução/Instagram)

Robert Wun

Falando com um pouco de clubismo, Robert Wun é o nome que mais gosto nesta lista, logo após Peter Do e Sandy Liang. Se você assistiu à última semana de alta-costura e deparou-se com uma noiva sangrenta cruzando a passarela, saiba que essa é uma das criações lúdicas e excepcionalmente criativas de Wun. E acredite se quiser, mas essa foi apenas a sua segunda vez desfilando em Paris.

Nascido em Hong Kong e radicado em Londres, Robert formou-se no London College of Fashion e lançou sua própria marca homônima em 2014. Sua ideia é abraçar a imperfeição, utilizando tecidos nobres e virando-os de "cabeça para baixo". Tudo isso inspirado no universo do terror, gênero do qual é um fã assumido. A jornada de Wun rumo à alta-costura é uma continuação do sonho instigado por seus pais e apoiado por sua avó. Ganhar o prestigioso prêmio de moda Andam em 2022 o colocou em contato com o presidente de moda global da Chanel, Bruno Pavlovsky, que se tornou o mentor de Wun.

O designer já vestiu Florence Pugh, Lizzo, D'avine Joy, Adele e Lady Gaga. Por aqui, temos certeza de que o futuro do estilista é brilhante, assim como cada uma de suas criações.

Para seguir: @robertwun

Kim Shui - blusa veremelha e óculos escuros - Designers asiáticos - inverno - mulher asiática usando óculos escuros - https://stealthelook.com.br
Foto: Kim Shui (Reprodução/Instagram)

Kim Shui

Tops de espartilho ousados, brilhos, cores vibrantes e calças justas com amarrações - tudo isso faz parte do estilo distintivo de Kim Shui. Nascida nos Estados Unidos, mas criada em Roma desde os três anos de idade, Shui vem de uma família de imigrantes chineses e, de acordo com suas próprias palavras, "vestir minhas roupas é sentir-se confiante". Também graduada pela Parsons, Kim sempre incorporou uma variedade de influências em suas coleções. A estilista abraça plenamente suas raízes e constantemente presta homenagem à sua herança chinesa.

Para seguir: @kimshuistudio e @kimshui

Kunihiko Morinaga - N/A - Designers asiáticos - verão - homem asiático usando óculos de grau - https://stealthelook.com.br
Foto: Kunihiko Morinaga (Reprodução/Instagram)

Kunihiko Morinaga

Aposto que você já ouviu falar sobre a Anrealage. Sob a direção do japonês Kunihiko Morinaga, a marca tem uma proposta divertida e original, destacando-se por integrar moda e tecnologia de forma impecável, algo em que os designers asiáticos são mestres. Por exemplo, na semana de moda de Paris, no ano passado, com luzes UV e tecidos preparados com pigmentos fotocrômicos sensíveis à luz e ao calor, novas cores e estampas foram reveladas em looks que originalmente eram lisos e brancos, deixando todos extasiados.

Isso já deve ser suficiente para introduzir um pouco sobre Morinaga. Nascido na cidade de Kunitachi em Tóquio, formou-se no curso de Ciências Sociais da Universidade de Waseda e no Instituto de Design Vantan. O designer colocou a Anrealage no mapa em 2003, recebendo o prêmio Avant-Gard em Nova Iorque em 2005, e estreou em Paris em 2014.

O estilista busca transformar a moda em uma passarela tecnológica, e isso está claro em suas intenções. Em uma entrevista à BOF, ele comentou: "Acredito que exista uma tecnologia científica e uma tecnologia humana na tecnologia. Estou interessado em criar roupas que cruzem essas duas tecnologias diferentes. Combinar a tecnologia feita pelas mãos do homem e a alta tecnologia produzida pelas máquinas mais recentes pode ser nossa tarefa futura."

Para seguir: @anrealage_official

Anna Sui - roupas coloridas - Designers asiáticos - inverno - mulher asiática em pé - https://stealthelook.com.br
Foto: Anna Sui (Reprodução/Instagram)

Anna Sui

Outro nome que você provavelmente já ouviu falar é o de Anna Sui. Tanto é que ela foi nomeada um dos "5 Melhores Ícones da Moda da Década". Nascida em Michigan e com ascendência chinesa, Sui mergulhou no underground cultural intensamente criativo de Nova York na década de 1970, de onde surgiram inúmeras criações subversivas que a estabeleceram como uma das figuras mais famosas do cenário. Anna também se formou na Parsons e colaborou com seu amigo Steven Meisel, criando designs para várias empresas de moda esportiva, antes de lançar sua primeira coleção em 1981.

Para seguir: @annasui e @anasui_japan

Mikio Sakabe - t-shirt preta - Designers asiáticos - inverno - homem asiático sentado - https://stealthelook.com.br
Foto: Mikio Sakabe (Reprodução/Instagram)

Mikio Sakabe

A Highsnobiety descreveu Sakabe como o "novo pai da moda japonesa". Uau! E ao que parece, seus seguidores mais fiéis concordam com essa afirmação. Mikio é um designer de moda com múltiplas marcas, além de ser educador e fundador de sua própria escola de moda. Nascido em Nerima, um distrito no norte de Tóquio, na mesma entrevista, ele disse que não tinha pretensões de se tornar um "cara da moda", mas foi em Londres, durante um curso na Central Saint Martins, que um tutor disse que ele se sairia bem no ramo.

Parece que ele gostou da ideia, pois passou dois anos na École supérieure des arts et Techniques de la mode (ESMOD) em Paris, e depois frequentou a Hogeschool em Antuérpia. Em 2006, junto com sua esposa, a designer taiwanesa Shueh Jen-Fang, ele iniciou sua própria marca.

Suas roupas são frequentemente vistas nas ruas de Shibuya e, de acordo com ele mesmo, "são convites para um mundo de fantasia na vida real”. Além disso, ele possui sua própria linha de calçados, Grounds, cujas solas distintas em forma de nuvem fazem sucesso e rapidamente se tornaram uma febre no street style asiático.

Para seguir: @mikiosakabe

Você também vai gostar