Estamos sempre de olho na divulgação do The Lyst Index, a lista de produtos e marcas de moda mais desejados a cada quarter, de acordo com as pesquisas dentro da Lyst, uma plataforma global de moda e tecnologia que conta com mais de 200 milhões de usuários. A primeira de 2024 foi lançada hoje pela manhã, e temos a Miu Miu voltando ao topo das hottest brands.
Esta não é a primeira vez que a marca de Miuccia Prada encabeça o The Lyst Index. No terceiro trimestre do ano passado, ela estava em primeiro lugar e foi "rebaixada" no final de 2023 pela Prada, sua "irmã mais velha" que garantiu o título anual de marca de moda mais desejada.
Existem alguns motivos que fizeram a Miu Miu retornar ao topo, como o desfile de outono-inverno 24 realizado em Paris, as colaborações recentes com New Balance e Church's, e o lançamento de uma coleção de peças jeans usando upcycling.
Além disso, reporta-se que houve um aumento de busca pela marca, dentro da Lyst, de 8% nos últimos meses, e três produtos da Miu Miu estão entre os mais desejados do terceiro trimestre — um deles é o tênis em colaboração com a New Balance, que esgotou em horas. Outro dado interessante é que observou-se um aumento de 88% de consumidores homens buscando por Miu Miu na plataforma.
movimentações na The Lyst Index
O restante do top cinco da lista é composto por Prada, Loewe, Bottega Veneta e Saint Laurent, que estreia no quinto lugar neste quarter depois de escalar Diana Ross para sua campanha de verão 24 e ter realizado um jantar pré-Oscar para o filme "Oppenheimer". Loewe e Bottega mantiveram suas posições.
Também é curioso observar os movimentos, ascensões e quedas de outras marcas no ranking.
A The Row, que estreou na lista no quarto quarter de 2023, ganhou mais duas posições e está em 16º, assim como a Skims, de Kim Kardashian, que subiu mais uma posição e está em 13º. Alaïa estreou no The Lyst Index, aparecendo em 19º. E o grande pulo vai para Balenciaga, que ganhou quatro posições e surgiu em 8º lugar, muito devido à sua "Closet Campaign" com Kim Kardashian, Paloma Elsesser, entre outros, e o lançamento da bolsa "Rodeo".
Entre as maiores quedas, temos Jacquemus perdendo duas posições e estacionando em 10º; JW Anderson caindo uma e quase saindo do ranking, em 20º; Burberry perdendo três e parando em 12º; Diesel chegando a 17º, depois de cair quatro lugares na lista.
os produtos mais desejados de 2024 até agora
Junto à lista de marcas de moda mais desejadas, a Lyst divulga também os produtos mais pesquisados em sua plataforma. Neste primeiro quarter de 2024, temos:
1. Tênis Miu Miu X New Balance 530 SL
2. Brinco "Small Julius Panel" da Khaite
3. Micro mini shorts "Swim Brief" da Miu Miu
4. "Jewelled Ballet Flats" da Alaïa
5. "Detroit Jacket" da Carhartt
6. Bolsa "Rodeo" da Balenciaga
7. Camisa polo da Miu Miu
8. "Prong Down Dress" da Rick Owens
9. Jeans cut-out com strass da Area
10. Óculos de sol "Panthos" da Saint Laurent
expectativas para o próximo quarter
Finalmente, a Gucci de Sabato Sarno parece estar dando sinais de vida, pelo menos na Lyst. As buscas por acessórios depois do último desfile da marca cresceram 10%. Enquanto isso, Alessandro Michele elevou as pesquisas por Valentino em 84% após seu anúncio como novo diretor criativo da maison.
Há uma expectativa de que esse frisson pelo diretor criativo italiano desperte ainda mais o desejo pela Valentino. Mas isso, só o tempo dirá.