Estes alimentos irão te ajudar a controlar a ansiedade

por Inaê Ribeiro

A ansiedade é um sentimento comum atualmente, sendo considerada o mal do século, pois atinge pessoas de diversas idades e pode se tornar uma doença que compromete o psicológico e a saúde do corpo. Por mais que a ansiedade seja um sentimento normal e que não é totalmente prejudicial, pois é este sentimento que nos dá vontade de viver coisas novas e faz com que a gente fique preparado para enfrentar as situações, é necessário entender os seus  riscos. Se ela atinge o nível de te impedir de realizar coisas, que te cause reações físicas, então é necessário procurar ajuda para controlar a ansiedade

A maneira mais eficaz e responsável de controlar a ansiedade é através de um tratamento psicológico, afinal, ele irá entender os seus sintomas, acompanhar a evolução e então, você encontrará o tratamento mais indicado, mas existem outras medidas que podem auxiliar no processo. Aliás, você sabia que a nossa alimentação também interfere (e muito) em nossa rotina e humor? Para te ajudar, conversamos com a nutricionista Milena Hernandes, ela nos indicou quais alimentos que irão te ajudar a controlar a ansiedade, vem ver:

bowl de frutas - alimentação saudavel - controlar a ansiedade - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Allwomenstalk (Reprodução/Pinterest)

Milena indica que os alimentos que auxiliam a controlar a ansiedade são os ricos em polifenóis, que são compostos orgânicos antioxidantes, podendo ser também anti-inflamatórios e que combatem os radicais livres. Existem alguns fatores que auxiliam na formação em excesso dos radicais livres como estresse, poluição, má alimentação, raios UV e o tabagismo, e estes elementos em excesso são tóxicos para o nosso organismo. 

Para se protegerem desses elementos, as plantas possuem antioxidantes, que normalmente estão presentes em forma de pigmentos como a clorofila e carotenóide, ou seja, alimentos coloridos são ricos nesses compostos.

_quais alimentos consumir

Alimentos coloridos ricos em antioxidantes como:

> frutas vermelhas;

> chá verde;

> cenoura;

> cúrcuma;

> mamão;

> frutas cítricas.

Outro tipo de alimento que é recomendado são os ricos na matéria prima responsável pela síntese de serotonina, o hormônio da felicidade e bem-estar: 

> grão de bico;

> aveia;

> banana;

> cacau;

> kiwi;

> abacate.

_quais alimentos evitar

É importante diminuir ou até mesmo evitar alimentos inflamatórios, que são ricos em gorduras saturadas. 

> carnes, principalmente as mais gordurosas;

> manteiga;

> queijos;

> alimentos ultra processados como biscoitos e salgadinhos.

_receitas para aderir

> Misture banana, aveia, cacau em pó e mousse de abacate e crie um creme nutritivo e com propriedades que irão lhe ajudar a controlar a ansiedade

> Panqueca de banana com aveia, dê preferência para farinha integral. 

> Suco de cenoura com laranja, além de ajudar na ansiedade, ajudará também no bronze.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar