Meu queixo foi ao chão quando a Isabella, outra look stealer como eu, tirou da mala o vestido branco de comprimento mini e laço gigante. Que obra de arte! "É Mayara Junges", ela disse como se a resposta fosse óbvia. Para ela, que já conhecia de perto as criações da designer curitibana, nenhuma surpresa, afinal Mayara Junges é uma das marcas slow fashion mais interessantes do país, tendo estampado revistas de moda, de Vogue a Elle, e fazendo parte da curadoria de e-commerces descolados, como Shop2gether.
Se você, assim como eu, desconhecia ou só ouviu falar, mas nunca se aprofundou na história e nos detalhes que envolvem as criações delicadas e potentes da marca, uma boa notícia: este texto promete revelar os motivos que confirmam por que Mayara Junges é um nome da moda nacional para ficar de olho.
Foi com um top, trabalho de conclusão de pós-graduação, que a marca nasceu em 2022. O Top Flor fez tanto sucesso no Instagram pessoal da designer homônima que a fez criar mais peças. "Nunca pensei em ter uma marca própria, mas a demanda surgiu e eu me apaixonei pela ideia", revela a estilista.
Com um estilo que equilibra volumes dramáticos e minimalismo, Mayara define o DNA da marca como uma mescla entre o clássico e o ousado. Cada peça carrega elementos estruturados e assimétricos, junto à elegância da alfaiataria e da sobriedade, tudo com o toque artesanal da moulage e acabamentos à mão. "Cada peça vendida passa pela minha mão", reforça Mayara, que garante um cuidado artesanal em cada detalhe de suas criações.
o diferencial slow fashion
Uma marca slow fashion é, basicamente, o oposto de uma fast fashion. Em vez de produzir grandes quantidades de peças em pouco tempo, ela valoriza o tempo e o cuidado envolvidos na criação de cada item. Isso significa que as peças são pensadas para durar, tanto em estilo quanto em qualidade, com processos de produção mais artesanais e muitas vezes com acabamentos à mão.
O slow fashion prioriza materiais sustentáveis, mão de obra justa e métodos de produção que respeitam o meio ambiente e o ritmo natural da criação.
Além disso, as marcas slow fashion geralmente produzem em pequenas quantidades ou sob demanda. Esse jeito de consumir moda que incentiva a compra consciente e a valorização do trabalho por trás de cada roupa é o que move a Mayara Junges.
A marca opera com coleções pequenas e lançamentos a cada três ou quatro meses, priorizando sempre que as peças sejam feitas sob demanda, o que não só garante a exclusividade, como faz com que cada cliente saiba que aquela peça foi produzida especialmente para ela. "Quero que minhas clientes saibam que estamos fazendo aquela peça com cuidado e atenção só para ela", conclui Mayara.
Mayara Junges no dia a dia
Apesar da exuberância das formas e o cuidado do artesanato, as criações de Mayara Junges podem ser grandes aliadas no dia a dia. É uma forma fácil de elevar o visual cotidiano e quebrar aquela ideia empoeirada de que peças sofisticadas não fazem parte do look de segunda à sexta.
Aqui no Steal The Look somos a favor de botar pra jogo roupas, acessórios e sapatos que a gente ama independentemente da ocasião, e se for para compor uma produção hi-lo então, melhor ainda.
Não por acaso, uma das formas que a Isa usou o tal vestido branco mini com laço gigante lá do começo do texto foi com uma sobreposição nada óbvia, meia de cano alto e tênis. Sim, um vestido com ares de festa chique com um simples tênis branco. O resultado é aquele visual cool sem esforço e preparado para o que der e vier - no caso, a correria da cobertura de uma semana de moda, ou seja, muito transporte público e eventos o dia todo.
Mesmo quando a combinação traz outro elemento sofisticado, como a camisa de seda, a meia-calça preta com sapatilha traz o ar descontraído e urbano.
E é claro que combinaríamos o top estruturado da Mayara Junges com uma boa calça jeans. Um clássico para quebrar a elegância da parte de cima!
Se você chegou até aqui, provavelmente está convencida de que valeu a pena conhecer uma das marcas slow fashion mais borbulhantes do Brasil atualmente. E para coroar este conteúdo, aqui vai uma seleção de peças da Mayara Junges para sonhar e roubar o look: