Look do Cria: nova editoria do STL mostra a potência da periferia na moda
O Steal The Look está lançando hoje (27) uma nova editoria. É o Look do Cria, plataforma que tem o objetivo de criar e compartilhar conteúdo de moda das periferias. O objetivo é dar visibilidade a toda a potência que está nas favelas de todo o Brasil. Por lá, vai ter inspirações, tendências e cultura, tudo com autoria de pessoas periféricas.
O nome vem da gíria “cria”, muito usada para se referir a quem nasce e cresce nas favelas, com o “look do dia”, que já está na cultura do STL e de quem produz e consome moda nas redes sociais.
O projeto está presente no Instagram, TikTok e Pinterest, com o @lookdocria e hoje já começam os conteúdos nas plataformas. A ideia é que qualquer pessoa que more na periferia possa contribuir com os posts. Para isso, é só compartilhar seus looks no inbox do perfil do projeto.
O projeto nasceu da vivência da Mayra Souza, do nosso time de design, que mora no Capão Redondo, bairro periférico de São Paulo, e sabe o que é não ter referências de moda retratadas na sua realidade. “Muitas tendências são popularizadas dentro das periferias, mas infelizmente, só se tornam referência por meio de corpos brancos. Por isso considero que o principal ponto desse projeto é o cunho colaborativo, de estimular as pessoas da favela a compartilharem a moda da vida real, para retomarmos o protagonismo dessa narrativa, que é originalmente periférica”, contou.
Além das plataformas digitais, o Look do Cria está nas ruas, através de intervenções artísticas, como grafites e lambe-lambes. Essas ações servem para conectar o projeto às pessoas e lembrá-las que elas também são referência de moda.
O Look do Cria conta ainda com o apoio do Digital Favela, plataforma que conecta influenciadores da favela com as marcas, estimulando a criação de conteúdo dentro das periferias. “Nossa contribuição será fortalecer o talento das quebradas, assegurando o reconhecimento das suas valiosas referências criativas, que infelizmente costumam ser direcionadas ao asfalto. Estamos comprometidos em potencializar esses talentos e proporcionar a visibilidade merecida, para que sejam celebrados como os verdadeiros protagonistas das suas próprias histórias", contou Guilherme Pierri, CoCEO da plataforma.