O maior evento de moda do mundo, mais conhecido como Met Gala, acontecerá (06/05). Este ano, o tema será: "Sleeping Beauties: Reawakening Fashion", ou em tradução livre, "Belas Adormecidas: O Despertar da Moda" com o dress code “The Garden of Time”, inspirado no conto de 1962. A exposição pretende contar a história da moda ao longo de mais de 400 anos. É aguardado que os convidados e anfitriões, tragam em seus looks noções de renovação da moda, utilizando elementos da natureza, a beleza passageira inspirada no conto e a estética do século XVI.
Enquanto aguardamos para ver alguns dos looks do evento mais fashionista do ano, selecionamos 13 produções que passaram pelo tapete do museu e que podem ser consideradas inesquecíveis e icônicas. Desde o polêmico vestido vintage de Marilyn Monroe usado por Kim Kardashian em 2022, até o visual inesquecível de Cher no Met Gala de 1974, confira abaixo nossa seleção favorita. Depois, conte-nos qual deles você mais gostou ou se deixamos o seu favorito de fora.
cher, 1974
O ano era 1974, e a cantora Cher marcou a história do evento ao usar um look transparente com aplicações de plumas, assinado por Bob Mackie - estilista responsável por inúmeros visuais marcantes da artista.
donatella e gianni versace, 1996
Em 1996, Donatella e Gianni Versace apareceram juntos pela última vez no Met Gala. Donatella vestia a coleção de modelos inspirados no bondage de seu irmão, provando que o look também era perfeito para os tapetes vermelhos. Sem dúvida, essa coleção foi uma das mais polêmicas e icônicas da era Gianni Versace.
beyonce, 2015
Esse modelo foi um dos mais comentados de Beyonce no Met Gala em 2015, por conta da sua transparência. O vestido foi feito pela grife Givenchy e possui bordados em pedrarias feitos à mão. Digno de um tapete vermelho.
rihanna, 2018
Rihanna também possui momentos esplendorosos no tapete do Met Gala. Quem poderia esquecer de seu look em 2015, quando ela usou aquela capa amarela que ainda nos arranca suspiros? E como deixar de mencionar seu look de 2018, onde a musa apostou em um visual de papisa assinado por John Galliano da Maison Margiela, e um colar da Cartier de 1934.
blake lively, 2018
Nesse dia, Blake Lively fez história no tapete vermelho. Ela apostou em um vestido longo com as cores que os padres usam em cerimônias: vinho, branco e dourado. O tema do baile era "Corpos Celestiais: Moda e a Imaginação Católica", e o dress code foi utilizado com êxito. Para completar esse look deslumbrante, uma coroa de espinhos que remetia ao momento da crucificação de Jesus Cristo.
zendaya, 2019
Em 2019 foi um dos anos que mais renderam looks icônicos no Met Gala. O tema dessa edição foi “Camp: Notes On Fashion”. Sendo um dos looks que marcaram à noite foi Zendaya, a la Cinderella. A atriz usou um vestido de baile da Tommy Hilfiger, com mangas bufantes e saia volumosa. Achou que terminou? Que nada, o vestido ainda acendia!
billy porter, 2019
Não é de hoje que Billy Porter é um símbolo de resistência e que ele entrega os melhores looks no red carpet. Em 2019, ele superou todas as expectativas vestindo um modelo dourado com direito a um manto que simulava uma asa. Detalhe, nesse dia ele chegou literalmente carregado por seis homens com trajes dourados. É ícone que fala?
jared leto, 2019
Quem conhece a excentricidade de Alessandro Michele sabe que qualquer um que se atreva com seus visuais icônicos também abraça sua "estranheza". Por isso, em 2019, Jared Leto atravessou o tapete do Met Gala segurando uma réplica da sua própria cabeça. É difícil esquecer um momento como esse, não é mesmo?
rihanna e a$ap rocky, 2021
Mesmo atrasados, Rihanna e A$AP Rocky não passaram despercebidos na edição de 2021. Rihanna optou por um look all black, todo bufante da Balenciaga, e seu namorado optou pelo oposto, com uma espécie de manta de retalhos multicolorida da coleção Resort de 2022 de ERL.
kim kardashian, 2022
Não poderíamos deixar de mencionar o look polêmico escolhido por Kim Kardashian. Amado por uns e odiado por outros, o visual escolhido pela empresária é uma homenagem direta à atriz Marilyn Monroe e certamente também entrou para a história do Met - de maneira positiva ou não.
billie eilish, 2022
Billie Eilish no Met Gala 2022 vestia um modelo Gucci com um corset super apertado, mangas rendadas e uma saia drapeada e volumosa. Todo o seu visual foi inspirado na pintura de Madame Poutsin, assinada por John Singer Sargent em 1885.
doja cat, 2023
O tema do Met Gala 2023 foi uma homenagem ao estilista Karl Lagerfeld. Doja Cat escolheu ninguém menos que a gata de estimação do estilista, com direito a próteses faciais para imitar o focinho da gata e unhas em formato de garras. Seu vestido prateado foi feito por Oscar de la Renta e possuía aplicações de pérolas e um capuz no formato de orelhas.
sydney sweeney, 2023
E por fim, Sidney Sweeney estava belíssima no red carpet do ano passado com um look rosa blush. Esse vestido super coquette possuía detalhes floridos bordados e laços, presentes tanto no vestido quanto no cabelo da atriz.