Mitos e verdades sobre o cabelo crespo

por Inaê Ribeiro

Quando se trata de cabelo crespo e cacheado vários questionamentos surgem, como qual produto usar, como pentear e como hidratar. A verdade é que este tipo de cabelo demanda sim alguns cuidados especiais, mas muitas das ideias que temos são mitos que foram criados por falta de conhecimento e até mesmo preconceito. 

Com certeza você já ouviu algo sobre o cabelo crespo que depois descobriu não ser verdade. Porém, ainda existem sim muitas coisas que precisamos desvendar e por isso, hoje, te convidados a descobrir quais são os mitos e verdades sobre este tipo de cabelo e aprender como cuidar, garantindo que seus cachos estejam sempre definidos e saudáveis, vem com a gente:

Zoë Foster - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Zoë Foster (Reprodução/Instagram)

_cabelo crespo dá muito trabalho

Mito. O cabelo cacheado exige sim alguns cuidados especiais, mas como todo fio, o cuidado com o cabelo crespo se baseia na hidratação, nutrição e reconstrução. Seguindo todos os passos do cronograma capilar, você consegue ter um cabelo lindo e saudável, não importa qual é a curvatura dele.

Jennifer Josefina - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jennifer Josefina (Reprodução/Instagram)

_fios crespos são mais ressecados que os outros

Verdade. Por causa da curvatura dos fios, o óleo natural que nosso couro cabeludo produz, possui maior dificuldade de percorrer todo o comprimento do cabelo, tornando o cabelo crespo naturalmente mais ressecado do que os fios lisos. Isso significa que as cacheadas e crespas devem ter um cuidado maior em manter a constância de hidratação dos fios, para que eles estejam sempre lindos e saudáveis. 

Angela Onuoha - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Angela Onuoha (Reprodução/Instagram)

_o corte deve ser seco

Verdade. Existem diferentes curvaturas de cabelo cacheado e crespo e é apenas com ele seco que o cabeleireiro consegue ver e entender o real caimento e comprimento dos fios. Por isso, quando for realizar o seu corte, busque por um profissional que realize ele com o cabelo seco.

Ayeleshia - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ayeleshia (Reprodução/Instagram)

_não deve ser lavado todo dia

Verdade. O shampoo é responsável pela limpeza profunda do fio e do couro cabeludo, e uma vez que o cabelo crespo já é naturalmente ressecado, o ideal é não lavar diariamente. Crie uma rotina de lavagem três vezes na semana, será o tempo ideal para obter fios limpos e sem promover o ressecamento. 

Julia Dalia - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Julia Dalia (Reprodução/Instagram)

_demora a crescer

Mito. O tipo do cabelo não influencia no crescimento dele. Cada fio cresce em média um a 1,3 centímetros por mês, o que acontece nos cabelos crespos é que por causa da curvatura, é mais difícil perceber a olho o crescimento, o tão famoso fator encolhimento, mas ele acontece sim. Invista em produtos que irão tratar o cabelo e te ajudar a alcançar o comprimento longo tão desejado.

Hannah Mussette  - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Hannah Mussette (Reprodução/Instagram)

_cabelo crespo está na moda

Mito! O número de pessoas assumindo seus fios naturais aumentou sim nos últimos anos, mas não é por moda. São pessoas assumindo seus fios naturais, se emponderando e deixando de ser refém dos padrões de beleza. O cabelo crespo e cacheado representa aceitação, amor próprio e resistência.

Yolande Macon - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yolande Macon (Reprodução/Instagram)

_existe um jeito certo de pentear

Verdade. O cabelo crespo nunca deve ser penteado seco, sempre desembarece os fios molhados e com a ajuda de um creme de pentear. Escolha um escova de cerdas firmes e arredondadas e comece penteado das pontas até a raiz, assim você solta todos os nós, sem quebrar o cabelo.

Lillian - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lillian (Reprodução/Instagram)

_usar chapinha não modifica a curvatura

Mito! Principalmente se o uso for constante, apesar de não ser um processo químico, o calor constante e excessivo tira a umidade natural dos fios, deixando eles mais frágeis e sem definição. Por isso, evite usar chapinha e quando usar, sempre acompanhada de protetor térmico.

Lewa - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lewa (Reprodução/Instagram)

_um cabelo pode ter diferentes texturas

Verdade. É super comum encontrar mais de um tipo de curvatura no mesmo cabelo, mas isso não altera os cuidados que são necessários. 

Océane - cabelo - cabelo crespo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Océane (Reprodução/Instagram)

_usar muito produto ajuda a diminuir o volume

Mito! O uso excessivo de cremes de pentear mão é benéfico para o cabelo crespo, pelo contrário, ele irá deixar o fio mais pesado e oleoso. O que irá controlar o volume do cabelo é manter ele sempre hidratado, por isso, ao usar o seu definidor de cachos, fique atenta à quantidade aplicada. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar