Sabe quando você bate o olho em um novo produto e, sem ninguém precisar te contar, já sabe de qual marca é? Isso é branding — em termos bem gerais, claro. Basicamente, é o poder de um negócio comunicar sua identidade assim, de bate-pronto, e se conectar com seu público. Agora, o co-branding faz isso e muito mais.
Hoje, nos unimos à Caffeine Army e à linha Soul Good da Kopenhagen para investigar essa estratégia de marketing, relembrando casos de sucesso e te contando por que você, consumidor, deveria prestar atenção às collabs que surgem por aí.
tá, mas o que é o co-branding?
Co-branding é uma ferramenta de marketing em que duas ou mais marcas se unem para criar um novo produto ou serviço ancorado nos principais valores das empresas envolvidas. Por isso, quando surge uma collab na prateleira, geralmente reconhecemos a identidade de pelo menos uma das marcas e ficamos curiosos para saber mais sobre a outra. E se você já conhece e gosta das duas, celebra a união comprando o produto.
É uma estratégia inteligente para expandir portfólio, testar novos mercados e públicos, e até experimentar com a comunicação de marca.
Afinal, o objetivo é alcançar um novo público, oferecer algo disruptivo para a sua comunidade e agregar valor de marca. Quando a collab é bem-sucedida, ambas as marcas aproveitam suas respectivas reputações no mercado e perante o consumidor para saírem ainda maiores desse acordo.
Vale ressaltar que marca não diz respeito apenas a empresas. Celebridades e influenciadores também se encaixam nessa definição.
Existem inúmeros exemplos de colaborações de sucesso, tanto comercialmente quanto em termos de marca. Um dos mais recentes é a collab entre a SKIMS, marca de shapewear de Kim Kardashian avaliada em mais de US$ 4 bilhões, e a SWAROVSKI, joalheria austríaca que passou por um processo de modernização e rebranding nos últimos anos.
Viralizada nas redes sociais e com uma "bomba de influência" como CEO, a SKIMS emprestou sua identidade ousada e digital para a centenária SWAROVSKI, que, por sua vez, compartilhou seu prestígio e sofisticação com a empresa de Kim. É um ganha-ganha.
mas o que eu e você ganhamos com isso?
Essa tendência é ótima para as marcas, mas o consumidor também ganha. A co-criação é essencial para a inovação: quando duas equipes se unem para pensar à frente e colocam na mesa suas expertises e dados, o resultado é um produto ou serviço ainda melhor do que estamos acostumados a consumir.
É pegar o melhor de dois mundos e criar algo novo que resolve dores, surpreende e encanta.
Falando em surpreender, é importante lembrar que o co-branding não precisa ser óbvio. Ou seja, não nasce necessariamente entre negócios do mesmo setor ou compatíveis à primeira vista. O pulo do gato em muitas collabs é a sinergia entre as marcas, mesmo que você ou eu jamais tivéssemos imaginado isso. Esse fator surpresa é a cereja do bolo.
SuperCoffee Língua de Gato
O SuperCoffee Língua de Gato nasce do equilíbrio não apenas da junção entre SuperCoffee e Língua de Gato, mas da fusão dos valores e qualidade da Caffeine Army e da linha Soul Good da Kopenhagen. É produto da inovação do co-branding que tanto falamos.
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Com ingredientes que são referência em qualidade e eficácia, como taurina, cafeína e café verde, cada dose foi pensada para proporcionar energia limpa e duradoura ao longo do dia.
Com essa edição especial, você aproveita o melhor de dois mundos, como deve ser um bom co-branding.