O que amamos ver até agora na semana de moda de Paris

por Izabela Suzuki

semana de moda de Paris é conhecida por ser uma das mais famosas e aclamadas do mundo — junto das suas colegas Nova York e Milão —, por isso, estamos de olho em quase todas as coleções apresentadas e, claro, no street style também, mas isso deixaremos mais para frente, por hora, vamos focar nos highlights que observamos nas passarelas até agora. 

Abaixo listamos alguns destaques, tais como o último desfile assinado por Virgil Abloh para a Off-White, que contou com a presença de muitos admiradores da sua arte, e também, a coleção sofisticada e poderosa de Vaccarello para a Saint Laurent. Por isso, se você ama ficar por dentro do univero fashion, tanto quanto nós, continua lendo aqui com a gente:

balmain e suas armaduras

Desfile Balmain - vestido curto de mangas longas com detalhes dourados - semana de moda de Paris - Inverno - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Balmain (Reprodução/Vogue Runway)

O último desfile do terceiro dia da semana de moda de Paris foi marcado pelas armaduras corporais de Olivier Rousteing, além, claro das suas assinaturas já conhecidas. A coleção foi apresentada em três atos, sendo uma delas — os looks com armaduras — inspiradas nos curativos e equipados de recuperação que Rousteing precisou usar após sofrer queimaduras envolvendo o incêndio na sua casa. Além disso, esses visuais também podem ter interpretados como uma espécie de “proteção” contra a dismorfia corporal on-line. Já a última parte do desfile contou com alguns vestidos que eram a junção perfeita de tudo o que havia sido desfilado anteriormente.

Leia mais: História da moda: Balmain

off-white e o inesquecível virgil abloh

Desfile Off-White - conjunto azul de terno e calça - semana de moda de Paris - Inverno - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Off-White (Reprodução/Vogue Runway)

Icônico e inesquecível, a última coleção assinada por Virgil Abloh para a Off-White foi uma visita saudosa a tudo o que permeava o estilo do desginer. Intitulada Spaceship Earth —  “An Imaginary Experience”, o desfile iniciou com o prêt-à-porter recheado de referências a Virgil, moletons com capuz, jaquetas com citações —  uma de suas marcas registradas — , e uma bandeira escrito “questione tudo”, sua maior declaração. Depois, uma alta-costura moderna e sem paradigmas marcou a passarela, ela foi desenhada por Abloh e finalizada pela sua equipe colaborativa com quem trabalhou. O desfile foi transmitido em mais de 100 vitrines de Paris e ficará eternizado no mundo da moda.   

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre o desfile de outono/inverno 22/23 da Off-White

saint laurent e sua sofisticação

Desfile Saint Laurent - sobretudo preto com ombreiras e sandálias - semana de moda de Paris - Inverno - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Saint Laurent (Reprodução/Vogue Runway)

Se pudermos utilizar apenas uma palavra para definir essa coleção de Anthony Vaccarello para a Saint Laurent, então ficamos com: sofisticação. O desfile foi a prova de como Vaccarello se apoiou na estética poderosa e intimidadora da YSL, mesmo após já ter se rebelado contra ela. Os casacos foram um dos maiores destaques, alguns eram faux fur, outros mais clássicos com ombros bem marcados e visíveis, de qualquer forma, seria impossível chegar em algum lugar e não ser notada se caso você estivesse usando uma das peças dessa coleção em específico. A cartela era elegante, com poucas cores, minimalista e atemporal, definitivamente um destaque da semana de moda de Paris.

dior e o avanço da tecnologia

Desfile Christian Dior - saia cinza midi e jaqueta de couro colorida - semana de moda de Paris - Inverno  - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Christian Dior (Reprodução/Vogue Runway)

Diferentemente do que foi apresentado na semana de alta-costura, Maria Grazia Chiuri optou por uma coleção que mostrasse o avanço da modernidade e tecnologia — o primeiro look composto por um macacão justo com fios em verde neon pode provar isso. “Estamos acostumados a ver a tecnologia em coisas muito práticas (…), mas não na moda”, disse a estilista, além disso, o segundo look — uma jaqueta acolchoada “sensível” ao clima —, foi desenvolvida em parceria com uma empresa italiana, a D-air Lab, especializada em fabricar roupas tecnológicas, funcionais e seguras para esporte e indústrias. Além disso, o desfile e todo o conceito artístico envolvido, demonstrou um desejo de fazer o mundo melhor, apoiando-se na tecnologia para isso.

Leia mais: Os maiores destaques da semana de alta-costura de Paris

courrèges e a era espacial

Desfile Courrèges - vestido preto bodycon - semana de moda de Paris - Inverno - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Courrèges (Reprodução/Vogue Runway)

Focado em atrair um público jovem, Nicolas di Felice flertou com o bodycon, visuais espaciais e experimentais. Seus looks estavam prontos para serem usados por qualquer pessoa que goste de um padrão simples, mas que, ao mesmo tempo, seja descolado e moderno. As botas de cano longo, combinadas com os vestidos mais curtos feitos em couro foram o ponto alto, assim como os óculos futuristas e as viseiras transparentes. 

botter e a sustentabilidade

Desfile Botter - conjunto de calça e jaqueta azul com acessório de cabeça - semana de moda de Paris - Inverno - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Botter (Reprodução/Instagram)

Moda sustentável é uma questão a ser pautada a todo momento, isso é um fato, afinal, estamos passando por situações climáticas e ambientais sérias, e sim, isso envolve a indústria fashion. Lisi Herrebrugh e Rushemy Botter, os designers da Botter, perceberam isso e sua coleção, nomeada Caribbean Couture, envolveu elementos que muitos consideram descartáveis, por exemplo, alguns dos adereços dos looks foram feitos de plástico reciclados do oceano, já uma das jaquetas desfiladas foi costurada com um par de calças e uma camisa listrada, ou seja, foi feita a partir do upcycling. No mais, as roupas eram coloridas e brilhantes, fazendo uma alusão aos corais no fundo do mar. 

Leia mais: O que ver, ouvir e ler para ficar por dentro da moda sustentável

Você também vai gostar