Os símbolos por trás do estilo da Kamala Harris

por Beta Weber

Kamala Harris é a quadragésima-sexta pessoa a ser eleita vice-presidente dos EUA, mas a primeira mulher a ocupar o cargo. Filha de imigrantes, pai Jamaicano e mãe Indiana, ela construiu uma carreira brilhante no direito como promotora de justiça, procuradora-geral até se tornar senadora pelo Estado da Califórnia em 2017.

Seu histórico de liderança e pioneirismo- ela também é a segunda mulher negra na história a ser eleita para o senado americano. Pode ser percebido no estilo da Kamala Harris, que suas roupas refletem sua autenticidade e autoconfiança. Pouco preocupada em manter tradições, porém comprometida a expressar sua personalidade e seus valores através dos looks. Sabemos que estilo é muito mais que uma preocupação superficial, quando bem desenvolvido, ele serve como extensão da nossa personalidade e instrumento poderoso de comunicação com o mundo, agindo como um manifesto da nossa identidade, cultura e valores.

É importante enfatizar que suas roupas, felizmente, nunca chamaram mais atenção que sua missão e palavras, sua apresentação visual serve como apoio, reforçando sua discurso e explorando ao máximo maneiras de amplificar sua mensagem. O que usamos também transcende a estética tendo impacto na forma que nos sentimos: Itens podem oferecer sensação de segurança e proteção, quase como armaduras ou talismãs, que utilizamos para encarar a vida e seus desafios. No caso de Kamala, suas pérolas e a predileção por tênis dizem muito e a seguir vamos descobrir esses e outros insights relevantes sobre seu estilo e o significado por trás de seus principais looks.

Kamala Harris - Terninho - Kamala Harris - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kamala Harris (Reprodução/Instagram)


_o terninho branco Carolina Herreira

A escolha do terninho não foi surpresa, já que peças de alfaiataria são suas favoritas desde sempre. O modelo branco usado em sua primeira aparição pública como vice-presidente eleita é incrivelmente chique, mas muito mais especial e relevante devido ao que ele representa historicamente. A cor é símbolo do movimento Sufragista desde que foi usada, lá em 1908, por 300 mil manifestantes que decidiram usá-la para lutar pelo direito da mulher ao voto durante protesto em Londres. Shirley Chisholm, primeira mulher afro-americana a ser eleita para o congresso em 1968, também optou por um look branco total ao assumir o cargo. Além disso, o branco é universalmente conectado às ideias de paz e unidade, conferindo um tom de serenidade, sem abrir mão da solenidade da ocasião. Para completar, o terno foi criado pelo estilista americano, Wes Gordon, atual diretor criativo da marca Carolina Herrera, já que Harris faz questão de prestigiar estilistas do país incentivando a moda feita por seus conterrâneos.

Kamala Harris - Cartela de cor - Kamala Harris - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kamala Harris (Reprodução/Instagram)

_a cartela de cores

Provavelmente sua carreira como promotora alimentou sua predileção por alfaiataria e tons mais sóbrios, que continuam sendo seus favoritos na trajetória pública. Tentativas de “suavizar" a aparência de mulheres, especialmente na política, eram práticas comuns, mas o estilo de Kamala Harris dificilmente sai dos tradicionais preto, branco, terrosos e azul, mantendo-se fiel ao seu gosto.

Kamala Harris - Pérolas - Kamala Harris - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kamala Harris (Reprodução/Instagram)

_as pérolas

Sua marca registrada, elas são uma homenagem constante à sororidade negra Alpha Kappa Alpha da Howard University da qual ela fez parte, as mulheres membro são conhecidas como “Twenty Pearls” ou “20 pérolas”. Pérolas de diversas cores e tamanhos são onipresentes em seus brincos e principalmente em colares que variam de modelos de duas voltas até os mais clássicos.

Kamala Harris - Mix - Kamala Harris - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kamala Harris (Reprodução/Instagram)

_o mix

O mix de itens mais austeros com detalhes que trazem delicadeza com decotes arredondados, texturas como cetim, as inseparáveis pérolas, as camisas com laço “pussy bow” também fazem parte do estilo de Kamala Harris, outra mensagem sútil do seu look de vitória já que fazia alusão à uma das mais infames e detestáveis declarações de Donald Trump. As camisetas e tênis aliadas à peças de corte impecável. Os contrastes apresentam alguém acessível e amigável, mas também uma profissional séria e pronta para executar seu trabalho que não sente a necessidade de limitar seu estilo para se enquadrar em padrões.

Kamala Harris - Casual - Kamala Harris - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kamala Harris (Reprodução/Instagram)

_casual

Nos dias que não exigem formalidade, seu uniforme reflete o da maioria das mulheres com vidas agitadas. Jeans e camisa branca, por vezes acompanhado por um de seus tênis ou uma bota mais pesada estilo Timberland. A prioridade é conforto e agilidade para encarar a rotina e os compromissos. Highlight fica para jaqueta jeans toda customizada com cristais coloridos na vibe rainbow, usada em São Francisco, para demonstrar seu apoio à comunidade LGBTQ+.

Kamala Harris - All star - Kamala Harris - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kamala Harris (Reprodução/Instagram)

_tênis

Quem imagina apenas scarpins de bico fino e salto modesto em seus pés ganha uma surpresa, Kamala adora usar tênis e já admitiu ter uma coleção de modelos da marca Converse, nosso querido All Star, dos mais icônicos às versões flatform ou customizadas, usando-os com terninho, como em várias ocasiões descendo do avião durante a campanha documentados em seu Instagram, assim como em ocasiões mais casuais, ignorando antigos códigos de vestimenta que cá entre nós, já vão tarde!

Joe Biden - Óculos de sol - Joe Biden - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Joe Biden (Reprodução/Instagram)

_Joe Biden

Além da alegria de ver uma mulher em cargo tão importante, como ela mesma disse em seu discurso de vitória ˜Sou a primeira mulher aqui, mas não serei a última”, estamos tendo a chance de testemunhar a consagração da moda como instrumento de comunicação potente e não mais uma forma de limitar mulheres julgando sua aparência e reduzindo-as à figuras meramente ornamentais. Mal podemos esperar para acompanhar os próximos 4 anos de Kamala! Peraí, antes de me despedir, queria falar sobre o presidente eleito, Joe Biden. Como assim, Beta? É que Joe também é conhecido por algumas peças chave no melhor estilo “Born in the USA” que merecem nossa atenção. Fora do uniforme usual de terno e
gravata, seu estilo tem dois elementos essenciais:

Os óculos modelo aviador da Ray-ban são inseparáveis e suas netas contam que o avô tem o hábito de marcar os seus com esmalte já que elas adoram roubar os modelos vintage dele. O uso de azul, cor do partido Democrata, é seu favorito nas camisas, surgindo no modelo Oxford tradicional, ou mais cool em jeans. Camisa oversized masculina é sempre um hit
para incorporar aos nossos looks e deixá-los instantaneamente mais interessantes.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar