Quem são os ícones fashionistas do CFDA Fashion Awards

por Izabela Suzuki

Conhecido como o Oscar do mundo fashion, o CFDA Fashion Awards ocorre anualmente e é todo organizado pelo Conselho de Designers de Moda da América. Fundado em 1962 por Eleanor Lambert - também conhecida como a "fada madrinha" da morta norte-americana -, o evento premia desde os melhores designers do ano, até estilistas emergentes dentro do universo da moda, além disso costuma oferecer bolsas de estudo para continuar estimulando, elevando e preservando a paixão pela moda. Nomes como Oscar de la Renta e Diana Von Furstenberg já foram eleitos presidentes dessa premiação tão fashionista

Em 2002 o CFDA Fashion Awards criou uma nova categoria intitulada "Fashion Icon Award" ou melhor, o prêmio de ícone fashion do ano e que coleciona nomes como Naomi Campbell, Kate Moss e até mesmo Johnny Depp. Essa categoria homenageia os artistas mais influentes da moda no ano e aqueles que tiveram mais destaque dentro dos red carpets, além, claro, de todos os looks usados pelas personalidades no ano. 

Então hoje nós decidimos trazer para você, leitora apaixonada por moda, alguns dos ganhadores e homenageados por essa categoria pra lá de estilosa, continua lendo aqui com a gente e depois nos conta quem é o seu favorito:

zendaya, 2021

Zendaya - vestido molhado balmain - CFDA Fashion Awards - Verão - tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Zendaya (Reprodução)

"Ninguém queria vestir as garotas da Disney. Mas eu já via como ela era linda e talentosa. Então, preparei um plano de ataque", foi o que Law Roach, stylist de Zendaya, disse em uma entrevista a Elle. E nós não poderíamos concordar mais com ele, afinal, não é à toa que a atriz de 25 anos é a grande vencedora e homenageada da categoria ícone fashion deste ano - que está previsto para acontecer dia 11 desse mês (novembro). Trajada com marcas como Balmain e Valentino, a estrela roubou todos os holofotes para si em 2021 e achamos que nenhuma outra pessoa poderia levar o prêmio esse ano a não ser ela.

jennifer lopez, 2019

Jennifer Lopez - vestido do met gala - CFDA Fashion Awards - Verão - tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Jennifer Lopez (Reprodução)

Por conta da pandemia, no ano passado não tivemos um vencedor, porém em 2019 a talentosíssima J-LO arrematou o prêmio para si. Seus looks nos red carpets geralmente são extravagantes, chamativos e são usados para expressar toda sua força e autoconfiança. Nomes como Tom Ford, Donatella Versace e Zuhair Murad são apenas alguns dos responsáveis por a ajudarem na conquista por esse status de ícone fashion

beyoncé, 2016

Beyoncé - vestido dourado - CFDA Fashion Awards - Verão - tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Beyoncé (Reprodução/Instagram)

Como se não bastasse todos os seus feitos dentro do universo musical, em 2016 Beyoncé foi reconhecida pelo CFDA Fashion Awards como um dos ícones fashions do ano. Naquele ano seu discurso ao receber o prêmio foi bem emocionante e cheio de memórias. "Quando comecei com as Destiny's Childs, nenhuma grande grife de luxo queria vestir 4 mulheres negras e cheias de curvas e não podíamos pagar por vestidos de grandes designers ou que fossem couture". Bey ainda terminou dizendo para que os estilistas nunca se esqueçam do poder que eles tem em mãos para transformarem vidas, inspirando e empoderando pessoas ao redor do mundo.  

pharrell williams, 2015

Pharrell Williams - terno camuflado - CFDA Fashion Awards - Verão - andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Pharrel Williams (Reprodução)

Sim, temos mais de um homem nessa lista! Em 2015 foi a vez do cantor Pharrell Williams levar o prêmio para casa. Ao aparecer na noite da premiação, não estava usando um terninho, mas sim uma calça jeans, uma jaqueta de couro azul, uma t-shirt e uma boina, e ao aceitar o prêmio disse que ele não era um ícone de estilo, mas que ele era apenas mais um inspirado no mundo da moda. E é valido ressaltar que muito antes de nomes como Kayne West e A$AP Rocky, Pharrell Williams já estava por aí arriscando dentro dos tapetes vermelhos com calças jeans, bolsas roxas da Hermés e Loubotins cravejados. 

rihanna, 2014

Rihanna - vestido amarelo met gala - CFDA Fashion Awards - Verão - Met Gala - https://stealthelook.com.br
Foto: Rihanna (Reprodução)

Há 7 anos atrás, a nossa querida Bad Gal Riri subia nos palcos do CDFA Fashion Awards para receber a estatueta que a marcava como fashion icon. Com um naked dress feito com mais de 230 mil cristais Swarovski e desenhado por Adam Selman, Rihanna consagrou-se nessa lista também. Naquela noite, a cantora disse que a moda é uma das saídas para que ela possa se expressar, mesmo que de forma "estrondosa" às vezes, e que esse é um mundo de emoções com regras que devem ser quebradas - ops, Anna Wintour que nos perdoe, mas concordamos com a musa. 

lady gaga, 2011

Lady Gaga - vestido rosa fluido - CFDA Fashion Awards - Verão - tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Lady Gaga (Reprodução/Pinterest)

O ano era 2011 e a indústria do entretenimento estava começando a se chocar com todas as polêmicas da irreverente Lady Gaga. Aquele também foi o ano de lançamento do álbum Born This Way e de muitos, mas muitos hits da cantora. Além disso, claro, foi quando Gaga também ganhou um espaço na seleta lista de ícones fashionistas. E não poderíamos esperar menos, afinal, naquele ano a cantora teve muita influência na cultura pop e mostrou ser uma artista completa, da cabeça aos pés. 

sarah jessica parker, 2004

Sarah Jessica Parker - vestido de gala - CFDA Fashion Awards - Verão - tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Sarah Jessica Parker (Reprodução/Pinterest)

Se tinha alguém melhor para receber esse prêmio durante os polêmicos anos 2000, eu desconheço. Tão estilosa quanto Carrie Bradshaw em Sex and the City, Sarah Jessica Parker - ou SJP para os íntimos -, é outra musa que faz parte do post de hoje. A atriz marcou uma geração de mulheres e convenhamos que desde os anos 80 a atriz já vinha garantindo seu espacinho no hall da fama das pessoas mais estilosas. Sempre elegante com um mix certeiro de ousadia, as aparições de SJP nos tapetes vermelhos nunca passou batido. 

c.z guet, 2002

Lucy Douglas
Foto: Lucy Douglas (Reprodução/Pinterest)

A primeira homenageada da categoria fashion icon do CFDA Fashion Awards foi ninguém mais, ninguém menos do que a musa de Salvador Dalí e Andy Warhol. Lucy Douglas "C.Z." Guest foi uma atriz, escritora, colunista e designer de moda norte-americana e, além disso, foi considerada uma das mulheres mais bem vestidas de todos os tempos. E graças a ela, Givanchy tem a visibilidade que tem hoje. C.Z recebeu o primeiro prêmio da categoria em 2002 e foi um ano antes do seu falecimento. 

david bowie, 2016

David Bowie - terno amarelo - CFDA Fashion Awards - Verão - sentada em uma cadeira - https://stealthelook.com.br
Foto: David Bowie (Reprodução/Pinterest)

A aparição de David Bowie na lista é uma menção honrosa, já que, na verdade, o cantor ganhou um tributo em sua homenagem em 2016, conhecido como "The Board of Director's Special Tribute". Conhecido como o "camaleão do rock", a moda andrógina e marcante de Bowie virou referência no mundo da moda e para todas as pessoas que são amantes desse universo. Seus ternos, maquiagens e escolhas psicodélicas cheias de charme, autenticidade e personalidade mereciam um espacinho aqui também. 

Você também vai gostar