Saiba o que é visual merchandising na moda e como trabalhar na área

por Karen Merilyn

Se você está procurando profissões na área da moda, provavelmente já ouviu falar do visual merchandiser. Mas, o que é visual merchandising e o que esse profissional faz? Ele trabalha com a experiência do consumidor e como as peças de roupa são vistas. Afinal, para uma roupa ser atrativa em uma loja é necessário estudo, criatividade e todo um trabalho técnico até que ela chegue nos manequins.  

E para falar um pouco mais sobre essa carreira, conversamos com a Luanda Inaê. Ela é formada em Design de Moda e trabalha como VM há três anos. Ela nos contou um pouco sobre o dia a dia da profissão, como trabalhar na área e quais habilidades são necessárias para ser um bom profissional. Vem ver:

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Foto: Luanda Inaê (Reprodução)


STL: Primeiro, me conta um pouco da sua história profissional. Como você entrou para a área de visual merchandising com foco em moda? 

L.I.: Eu, como uma criança dos anos 90, tive muito acesso à revistas físicas em casa e meu passatempo era folhear até finalmente chegar na parte dos editoriais. Me lembro de gostar de marcar à caneta as peças que eu mais gostava. E quanto mais diferentão fosse o conceito do ensaio ou um produto em si, mais eu me apaixonava. E naquele imaginário de criança, eu aproveitava minha criatividade para reproduzir nas minhas Barbies o que talvez fossem meus primeiros designs. 

Já adulta, fui chamada pra trabalhar na inauguração de uma loja num shopping da minha cidade, onde fiquei por um tempo e tive meus primeiros contatos com montagem de vitrine e layout de loja. Foi um divisor de águas, pois com essas execuções o gerente de uma fast fashion conceituada vinha observando meu trabalho e me fez o convite para ingressar no time deles como líder de Visual Merchandising, e eu aceitei o desafio.

O que é visual merchandising?

L.I.: Visual Merchandising ou VM, como nós da área nos referimos, é o profissional responsável por todo apelo visual dos produtos dispostos em loja. É aquela pessoa responsável por despertar o desejo do cliente por uma peça ou look.

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Foto: Luanda Inaê (Reprodução/Instagram)

Como é o dia a dia do profissional dessa área?

L.I.: Nossa rotina é bastante estratégica e em sua maioria começa bem cedo, com a loja ainda fechada. É como preparar a casa para receber os convidados para uma grande festa. E quando as portas se abrem, é um look mais lindo que o outro.

Que formação é necessária para ser um visual merchandiser?

L.I.: Existem cursos voltados para área, que não são necessariamente uma graduação. Há também as próprias empresas que capacitam esses profissionais.

Qual o diferencial necessário ter para trabalhar com visual merchandising com o foco em moda?

L.I.: Planejamento, criatividade, olhar crítico, agilidade e domínio do conceito proposto.

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Foto: Visual Merchandising (Reprodução)

Como está o mercado de trabalho para esse profissional? 

L.I.: Mesmo com os desafios advindos pela era digital e o e-commerce, as lojas físicas seguem com o diferencial de oferecer experiência pro cliente. Possibilitando assim que ele tenha contato direto com o produto: provar, tocar, e muitas vezes se deparar com um sortimento de propostas de look que um e-commerce não proporcione. E é justamente nesse momento que nós entramos com a nossa mão de trabalho!

Quais são as possibilidades dentro da moda para quem trabalha na área?

L.I.: Por ser uma atividade que desenvolve muitas habilidades ao mesmo tempo, quem lida com VM acaba desenvolvendo capacidade para prestar consultoria de moda, lidar com áreas de operações, compor times de estilo… Felizmente é um caminho vasto!

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Foto: Luanda Inaê (Vinícius Vargas)

Quais são os desafios de um Visual Merchandiser?

L.I.: Quando eu cito acima tópicos diferenciais que eu considero como pilar, seria justamente pelo fato de que além de encantar, temos o objetivo de consumo do cliente. E conquistado esse cliente, é onde o ciclo do nosso trabalho se refaz, porque precisamos garantir uma loja recheada de produtos para quem ainda virá e assegurar o mesmo encantamento e satisfação como na experiência do primeiro. Ter uma loja ainda linda e mantendo o conceito, apesar dos looks maravilhosos que já foram embora na sacola de outra pessoa.

Como se manter sempre atualizado para ser um bom profissional?

L.I.: Fora as capacitações e a internet que apresenta moda de diversas formas possíveis, o networking com outros profissionais da área, lidar diretamente com o cliente e — o que eu mais gosto — OBSERVAR o comportamento das pessoas e a relação delas com o que elas vestem, são agregadores ímpares.

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Foto: Vitrine (Reprodução)

Qual o conselho você daria para quem está pensando em seguir a carreira?

L.I.: Planejamento! O dia a dia do VM está sujeito a muitos imprevistos. E para que aquela boa execução que a gente tem como objetivo não seja comprometida, um planner semanal e check’s diários como: ferramentas de trabalho, produtos em estoque, layout, exposição e disposição dos mesmos em loja é fundamental.

Me diz um livro que todo visual merchandiser precisa ler?

L.I.: Moda e Visual Merchandising, de Sarah Bailey e Jonathan Baker.

Agora que você sabe o que é visual merchandising, se pensa em seguir na área há alguns cursos em instituições como o Senac, a Ebac e EnModa. Como são cursos livres, não é necessária nenhuma formação prévia específica. 

Para finalizar, lembramos que esse é mais um dos nossos conteúdos sobre carreira de moda, que sai quinzenalmente aqui no nosso site. Nós trazemos profissionais de diversas áreas da indústria da moda para compartilhar experiências, dicas e curiosidades sobre cada profissão. 

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