Os superalimentos são - como o nome já sugere - alimentos e ingredientes que possuem propriedades e benefícios superiores e diversificados ao serem comparados com outros, tendo em vista que são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos graxos. O termo ganhou força em rodas de conversa sobre wellness e saúde e cada vez mais estamos descobrindo-os e incluindo-os em nossa dieta. A spirulina é um exemplo disso.
A spirulina, ou espirulina, é um superalimento de microalgas que contém diversos nutrientes poderosos, como proteínas, ferro, aminoácidos, ácidos graxos, várias vitaminas do complexo B, vitamina E, antioxidantes, minerais, ácidos graxos, aminoácidos, zinco e clorofila! Ufa! Só com base nisso, você já pode imaginar que ela faz um bem danado, né?
Apesar da spirulina ser conhecida como microalga, ela é por definição uma cianobactéria. De cor verde-azulada, ela é utilizada na alimentação humana há milênios - apesar de ter ganhado forças nos últimos anos - e super reconhecida pelo seu alto teor de nutrientes e benefícios à saúde.
Ela pode ser cultivada tanto na água doce como salgada e é encontrada tanto em pó como em cápsulas. O mais comum é encontrar cápsulas, por conta do cheiro e do gosto forte. Em pó, a spirulina pode se apresentar na cor verde, azul ou verde-azulada, então não se assuste caso encontre tonalidades diferentes de spirulina por aí!
ok, mas pra que ela serve?
Os nutrientes e propriedades são praticamente infinitos, mas para que a spirulina realmente serve e quais os benefícios dela no nosso organismo? Os benefícios são imensos, como: diminuição da pressão arterial, tratar anemia, diabetes e rinite alérgica, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ajudar na prevenção do câncer, contribuir para a resistência muscular e para a perda de gordura.
Por conter alto teor de nutrientes, a spirulina também é uma ótima alternativa para veganos, vegetarianos e pessoas com restrições alimentares. Ainda devido ao seu potencial de nutrição, a cianobactéria também é utilizada pela NASA em missões espaciais e foi apontada pela Organização Mundial da Saúde, como o “alimento do futuro”! Incrível, né?
Leia mais
Maca peruana: o que é, como usar e quais os benefícios
O que é a clorofila e porque as pessoas estão tomando?
spirulina na beleza
Em uma matéria recente da plataforma de beleza Byrdie, especialistas em nutrição e saúde capilar pontuaram que a spirulina é incrível para a saúde dos cabelos, podendo ser usada de diversas formas. É claro que ingerir as cápsulas já vai causar uma melhora imensa na saúde e na aparência de suas madeixas, mas você também pode adicionar a spirulina em pó nos seus produtos de haircare, como shampoos, condicionadores, máscaras e até óleos capilares.
Os benefícios para o cabelo são diversos, como, promover um crescimento saudável dos fios - por conta da presença de proteínas, ácidos graxos e ferro - diminuir a queda capilar, combater a caspa, hidratar profundamente, diminuir a oleosidade e controlar a produção de sebo, ela também retarda a aparência de fios brancos e deixa as madeixas super brilhantes e macias. Não tem porque não dar uma chance, né?
Ah, mas atenção! A spirulina não é recomendada para pessoas com alergias, especialmente de frutos do mar, algas marinhas ou outros vegetais marinhos. Por isso, sempre consulte um médico ou um nutricionista antes de incluir o superalimento na sua dieta ou na sua rotina de cuidados.