Em meio a uma onda de barbiecore, os tons neutros estão vindo com tudo e são a nova tendência de cores na moda. Segundo report da WGSN, o desejo por peças duráveis e versáteis estão fazendo com que as pessoas busquem por cores mais sóbrias, que sejam atemporais.
Os tons neutros remetem não só a uma tendência de roupas por si só, mas também à busca por uma vida mais calma, com a preocupação com o meio ambiente e o desejo em peças com longevidade para um consumo consciente. Há ainda uma influência da moda genderless, da estética minimalista e do quiety luxury.
Cores como branco, bege, cinza, marrom e preto são as grandes apostas para 2024. Elas têm a ver com o equilíbrio e a calma do estilo de vida que o consumidor quer, além de serem determinantes na busca por tecidos sustentáveis, com tingimento natural ou sem nenhum. Afinal, roupas sem tingimento reduzem o uso de água e produtos químicos na indústria têxtil.
De acordo com a WGSN, outro fator que faz com que os tons neutros estejam em alta é a moda agênero. Roupas, sapatos e acessórios que fujam das cores associadas ao masculino ou feminino têm conquistado o público, que procura cada vez mais por esse tipo de peça.
Além disso, a estética minimalista e o quiet luxury ajudam a popularizar os tons neutros. A #NeutralAesthetic (estética neutra) já passa dos 833 milhões de visualizações no TikTok. É uma tendência que envolve não só a moda, mas também a arquitetura e a decoração. Os vídeos vão de DIY com objetos de decor a get ready with me com peças clássicas e neutras.
Dentro dessa estética neutra, os looks monocromáticos ganham vez. Como informou o report, o destaque vai para o all white e o grey on grey, que geram produções clássicas, elegantes e versáteis, com alfaiataria e um tom mais formal.
Outra cor que se sobressai dentre os tons neutros é a nutshell, um marrom escuro e quente, muito presente na natureza, que remete a itens clássicos e peças retrô. A alta desse tom se deve aos itens vintage, que também estão dentro da busca por um consumo consciente. Então, espere ver muito esse tom nos próximos meses.
Esse movimento de tons neutros já pôde ser visto na última semana de alta costura, como já falamos por aqui. A Fendi apostou muito nos beges, enquanto no desfile de Thom Browne foi tudo sobre cinza. Já a Dior fez um verdadeiro passeio do branco ao preto. Em geral, as cores sóbrias dominaram as passarelas, enquanto as cores vibrantes tiveram um espaço menor.
Para a primavera-verão 2024, a previsão da WGSN é que os tons neutros se popularizem ainda mais e dominem tanto o ready to wear quanto o street style. Depois do dopamine dressing reinando no pós-pandemia, chegou a hora dos neutros invadirem a moda.
Se você quiser acessar o report completo de tons neutros da WGSN é só se cadastrar pelo site.