Tudo sobre acne no couro cabeludo e como tratá-la

por Graucianna Santos

Há quem pense que acne é comum apenas nos rostos, adolescentes e em pessoas com a pele oleosa, mas a verdade é elas podem aparecer em diversas regiões do corpo e diferentes tipos de pele. Qualquer lugar que haja folículos capilares, conhecido como raiz de cabelo ou bulbo capilar, pode ter acne se formando. Assim, é possível que qualquer pessoa tenha acne no couro cabeludo

Não costuma ser comum, mas é um problema que precisa da ajuda de um especialista para tratar e encontrar a melhor forma de preveni-la, então convidamos a Dra. Camilla Rosa para nos ajudar a sanar dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente saber tudo:

cabelos longos  - acne no cabelo  - acne no couro cabeludo  - foliculite capilar  - acne capilar  - https://stealthelook.com.br
Foto: Cindy Kimberly (Reprodução)

_o que é acne do couro cabeludo?

Segundo a Dra. Camila Rosa, o termo médico para esse tipo de lesão é foliculite. "Existem diversos tipos de foliculite ou acne no couro cabeludo, umas mais graves outras mais leves, algumas que produzem pus, cicatrizes e até perda de cabelo, mas a boa notícia é que tem tratamento", diz.

cabelos cacheados  - acne capilar  - acne no couro cabeludo  - tratamento para acne capilar - como tratar acne  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

_como saber se tenho?

Entre os sinais comuns da acne no couro cabeludo, espinhas, irritação, vermelhidão, descamação estão presentes e segundo a Dra, "pode aparecer também bolinhas doloridas, que podem ou não ter pús". Entre os sintomas menos comuns pode estar a perda de cabelo.

_quando procurar um especialista?

"Deve procurar o dermatologista se tiver múltiplas lesões no couro cabeludo, episódios recorrentes ou se tiver uma lesão maior que não melhore", diz Dra. Camila. O médico especialista é a melhor alternativa no tratamento, que pode ser feito de forma personalizada para redução dos sintomas e como resultado obter alívio. 

cabelos crespos  - acne capilar  - acne no couro cabeludo  - couro cabeludo - folículo capilar  - https://stealthelook.com.br
Foto: Mai Bonzai (Reprodução)

_o que causa?

Entre muitas possibilidades, pode estar um fio encravado, oleosidade em excesso no couro cabeludo, uso de produtos capilares obstruindo os poros ou até mesmo por alguma doença inflamatória que causa essas lesões. Por isso é importante que haja a higienização regular do couro cabeludo e verifique se os produtos capilares que estão sendo usados não são comedogênicos, assim evita que os poros sejam entupidos e causam a acne no couro cabeludo. Fora isso, a Dra alerta, "se você já teve alguma lesão, procure o dermatologista imediatamente. Dependendo da causa, pode ser gerado uma perda definitiva de cabelo". 

_como tratar

Em todo momento, ao reconhecer os sintomas é importante que busque por ajuda profissional, porém se o caso for leve, ou você deseje evitar a acne no couro cabeludo talvez possa experimentar algumas opções como fórmulas que ajudem o couro se manter saudável, que sejam anti resíduo para remover suavemente o acúmulo de produtos e impurezas ou até mesmo argilas que atuam como adstringente suave. Fora essas opções, é bom usar produtos com proteção térmica e que contenham fórmulas que não entopem os poros. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar