7 truques de styling para roubar da Semana de Alta-Costura Inverno 22/23
Alta-Costura tem tudo a ver com sonhos, servindo para representar os valores e reforçar a narrativa das poucas marcas que fazem parte do seleto grupo. As coleções bi-anuais são a chance de demonstrar toda expertise dos ateliês, exibindo os materiais mais nobres, os bordados mais elaborados e as técnicas mais minuciosas com o objetivo de traduzir conceitos, ideais e provocar emoções, comunicando a visão e o universo de cada maison. A temporada Inverno da Semana de Alta-Costura F/W 22/23chegou ao fim e além das tendências deslumbrantes que incluem, claro, vestidos dignos de red carpet, por trás das apostas cheias de glamour, existem truques de styling certeiros que a gente pode roubar e colocar em prática no dia a dia também.
A segunda coleção apresentada por Demna Gvasalia para Balenciaga contou com nomes como Kim Kardashian, Nicole Kidman e Dua Lipa na passarela e além dos vestidos do finale que roubaram a cena, como o incrível vestido de noiva, um styling bem acessível chamou atenção e pode ser facilmente reproduzido: Acrescentar um cinto tipo faixa para fechar os casacos de frio, os modelos de pelúcia são ótimos para testar a ideia.
Contrastes são sempre uma forma interessante de deixar uma composição mais elaborada, adicione um toque western aos looks românticos como sugerido por Virginie Viard na Chanel, os vestidos femininos com fluidez ou em tule ganharam peso devido à escolha inusitada de calçado.
No quesito acessórios, mais é mais, pelo menos pelo olhar de Olivier Rousteing em seu takeover na Jean Paul Gaultier. Não tenha receio de usar várias pulseiras ou sobrepor colares, se bater a dúvida, opte por peças na mesma tonalidade - na coleção o prata teve preferência - e de estilo parecido trazendo o efeito desejado, mas sem abrir mão da harmonia.
Resgate o clima 80s com power dressing inspirado de Daniel Roseberry na Schiaparelli, os elementos surrealistas indissociáveis da maison marcaram presença, mas foi um detalhe simples que a gente desejou, a choker grossa de veludo preto, toque decisivo que arrematou diversos looks.
Se jogar no brilho combinando vestido, make e acessórios ao mesmo tempo é a sugestão de Kim Jones na Fendi, destaque para o combo brinco + ear cuff usado de um lado só, outra inspiração que merece atenção.
Monocromático é sempre uma boa ideia, que tal roubar o styling de Giambattista Valli e experimentar produções com meia calça colorida? É um ótimo jeito de encarar as temperaturas invernais e adicionar estilo de forma imediata.
A escadaria da Piazza di Spagna, conhecida como spanish steps, era cenário dos desfiles da Valentino nos anos 90 e voltou a servir como palco nessa temporada. A coleção idealizada por Pier Paolo Piccioli foi um deleite aos olhos em especial na cartela de cores, o mix de tons já virou marca registrada do diretor criativo e depois do pink, o neon é protagonista ganhando a companhia de marrom, roxo, vinho e outras tonalidades sóbrias, forma infalível de explorar uma paleta ousada.
Dica bônus desta Semana de Alta-Costura: resgatar a meia calça arrastão para trazer um ar meio boudoir meio rock'n'roll aos vestidos.
Quais truques de styling que roubamos da Semana de Alta-Costura F/W 22/23 você já vai aderir?
LEIA MAIS:
Semana de Alta-Costura: um resumo do que bombou no segundo dia
Começou a Semana de Alta-Costura e esses são os destaques do primeiro dia