Afinal, o que faz um social media de moda? Te contamos como se tornar um

por Karen Merilyn

A profissão de social media de moda é recente e por isso ainda gera muitas dúvidas. Ela está inserida no marketing digital e é um segmento que trata de vender e atrair mais consumidores para as marcas, mas totalmente voltada para a área de moda. Por isso, é necessário que o profissional tenha um background sobre tendências, história e tudo que envolva esse universo. 

Para entender um pouco mais sobre a profissão de social media de moda e seus desafios, conversamos com a Zu Oliveira, que atua na área há dez anos e hoje dá cursos para quem quer seguir carreira na área. Vem ver: 

Leia também

Como ser escritor de moda com André Carvalhal

Zu Oliveira - profissão - social media de moda - carreira - moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Zu Oliveira (Reprodução/Instagram)


STL: Primeiro, conta um pouco da sua trajetória profissional.

Z.O.: Nasci em Borba, no Amazonas! Morei grande parte da minha infância e adolescência em Macapá, lá no Amapá. Tudo era muito limitado lá, então fiz meu terceiro ano e a faculdade em Goiânia.  Quis mudar de curso, mas terminei o que comecei, Química Industrial - só mesmo pelo peso de não desapontar meus pais. Desde que eu me entendo por gente amo moda e comunicação! Fui me arrastando, mas me formei... Trabalhei na área, ganhei super bem, mas eu sempre soube que não era aquilo, que não queria ficar 8 horas por dia da minha vida fazendo algo que não me dava felicidade nenhuma e vontade zero de sair de casa de manhã. Naquela altura eu não tinha clareza de como eu ia viver de moda, mas eu tinha decidido uma coisa: eu não queria mais trabalhar com processos químicos, testes de laboratórios, essas coisas não tem nada a ver comigo, apesar de eu ter dedicado 4 anos da minha vida nisso. 

Não tinha dinheiro pra abrir uma loja, não queria fazer uma formação de 4 anos de novo, porque os salários na moda não faziam sentido pra mim, não conhecia ninguém influente, não morava em grandes centros de moda...Fiz um curso de consultoria de imagem e comecei a fazer alguns atendimentos, mas aquilo era muito incerto, às vezes eu tinha muitas clientes, mas muitas vezes nenhuma. 

Criei um blog também, porque todo mundo grande dessa área, lá em 2013 tinha um blog, aí comecei a estudar tudo o que você pode imaginar sobre o digital e sobre marketing, meio que de forma autodidata mesmo.

E foi por causa desse blog despretensioso que acabei conseguindo um emprego de redatora numa revista de moda local que também estava começando… Quando eu parei de sofrer por achar que viver de moda era só trabalhar para uma big marca de moda um mundo de opções se abriu pra mim, inclusive foi a partir do contato com esses clientes de negócios de moda, vendo meu trabalho dentro e fora do Instagram que a demanda surgiu para cuidar das suas redes sociais...e foi assim que eu comecei a atuar na área! 

STL: O que faz um social media de moda?

Z.O.: Vou falar do que eu acredito que pode fazer um social media moda, inclusive para se diferenciar de verdade de profissionais generalistas. Por ser uma profissão nova, o escopo de atuação ainda depende muito da expertise e o foco do profissional, mas o meu foco maior sempre foi trazer resultados para os meus clientes, e para que isso acontecesse eu precisava ir muito além do básico de só de criar posts bonitos: eu acompanhava desfiles e lançamentos das marcas, criava ativações na loja, ajudava com marketing de relacionamento, criava campanhas de vendas on e off-line, e até fazia vez de visual merchandising pra criarmos de verdade uma comunicação forte em todos os canais, se necessário. 

STL: O que é necessário para ser um social media de moda? 

Z.O.: Entender de verdade de moda e marketing. Não existe propriamente dito ainda uma graduação formal para essa profissão (não que eu conheça), se você é um profissional de moda pode agregar marketing e se jogar, e se é um profissional de marketing também. É uma profissão extremamente democrática, até se você não tem um diploma formal, fazendo formações como a minha, ou cursos livres, onde você tenha toda a base necessária para atuar fazendo o que citei anteriormente, você também consegue  atuar tranquilamente nessa profissão. 

STL: Como é o dia a dia desse profissional?

Z.O.: Basicamente você passa o dia pesquisando, consumindo, criando e produzindo conteúdo visual e estratégico para os seus clientes, e isso pode on e off-line também. 

Zu Oliveira - profissão - social media de moda - carreira - moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Zu Oliveira (Reprodução)

STL: Essa é uma profissão nova e você trabalha com isso há muito tempo. Quais foram as maiores mudanças na área ao longo dos anos?

Z.O.: Acho que foi muito o olhar dos negócios de moda sobre essa profissão. Antigamente não se falava em um profissional focada só nisso, aí muitos negócios amargaram experiências de pessoas que simplesmente sabem fazer posts e não entendem nada de moda, e por isso eles já perceberam que precisam dessa expertise específica de moda também, pra realmente ter um conteúdo bom.

STL: Como está o mercado de trabalho para o social media de moda?

Z.O.: Ontem, uma aluna querida me perguntou sobre a inteligência artificial acabar com a profissão de social media e eu disse para ela que dificilmente uma inteligência artificial estará disponível para todos os negócios de moda do Brasil — e do mundo —,  e vai conseguir criar um conteúdo visual que uma social media de moda com conhecimento em produção de moda e marketing cria hoje. Pode até ser que um dia crie, mas vai levar muitos anos pra isso ficar bom de verdade. Então pode ser que a profissão generalista de social media esteja ameaçada, mas a focada em moda não mesmo, e acredito muito no seu crescimento e consistência dessa profissão nos próximos anos! 

STL: Para quem ele pode trabalhar? Dá para ter a opção de ser autônomo ou CLT?

Z.O.: Você consegue desempenhar esse trabalho para outras empresas de carteira assinada, essas geralmente pedem um diploma formal nas áreas de moda e/ou marketing, ou de forma mais autônoma mesmo.

STL: Qual é a média salarial para a área?

Z.O.: Os alunos que formei iniciavam cobrando a partir de mil reais mensal por cliente. Quando eu parei de atender clientes, eu já cobrava 3 mil por mês pra fazer tudo o que te falei anteriormente. O quanto você vai cobrar depende muito da sua experiência, formação e resultados gerados.

Zu Oliveira - profissão - social media de moda - carreira - moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Zu Oliveira (Reprodução/Instagram)

STL: Como estar sempre atento às mudanças das redes sociais para ter o trabalho sempre atualizado?

Z.O.: Através do básico mesmo, ficar de olho no que bomba nas plataformas e adaptar para comunicação de cada cliente quando fizer sentido. Tentar entender os movimentos geracionais também, entender as mudanças de comportamento dos consumidores de cada negócio, e não parar de se atualizar por que os algoritmos não param de mudar.

STL: Quais são os maiores desafios da profissão?

Z.O.: Para mim, o maior desafio é entender que às vezes as coisas teóricas gerais não vão funcionar na prática dos clientes reais, e que não têm um porte gigante, principalmente. Todos os cursos que eu fazia e via me ensinavam coisas muito teóricas e distantes da realidade daquele público real, e foi me aprofundando no básico do marketing, em estratégias do mercado da moda, entendendo a linguagem do digital e utilizando conhecimentos styling que eu conseguia atuar e trazer resultados para os meus clientes. 

Zu Oliveira - profissão - social media de moda - carreira - moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Zu Oliveira (Reprodução/Instagram)

STL: Conta algo que todo social media de moda precisa saber.

Z.O.: Você não pode esquecer que vender moda e beleza é diferente de outros segmentos. Muita gente tem a crença que quem compra coisa de moda é só gente rica! Estuda um pouco sobre a é a pirâmide de Maslow, ela vai te ajudar a vender qualquer coisa relacionada a moda. Essa pirâmide categoriza as necessidades humanas hierarquicamente. Quanto mais importante for uma necessidade, mais na base, quanto menos, mais no topo. Moda é uma necessidade de estima. Daí vem aquela conclusão simplista: somente pessoas que têm as necessidades básicas supridas, se dão ao luxo de consumir moda, o que acaba se limitando às pessoas com mais dinheiro… Você pode e deve fazer os serviços ou produtos de moda chegarem ao maior número de pessoas mudando essa narrativa e atrelando ela a uma necessidade básica.

STL: Que conselho você daria para quem está pensando em seguir a profissão?

Z.O.: Entender que o foco tem que ser além de criar posts, mas também trazer resultado para o cliente. Um grande problema também é a falta de posicionamento estratégico por parte do profissional. Já ouvi de vários clientes coisas como “Nossa, ela é social media de moda mas nem posta nada no próprio perfil!” Bem preocupante, não faça isso nunca!

STL: Que livro você recomenda para quem quer ser social media de moda?

Z.O.: Quando eu comecei, minha base de estudo era sobre branding e as bases de marketing, então um autor querido e amigo que não posso deixar de citar é o André Carvalhal. Comece por “A moda imita a vida”.

Zu Oliveira - profissão - social media de moda - carreira - moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Zu Oliveira (Reprodução/Instagram)

Para ser social media de moda, você pode aprofundar seus conhecimentos em marketing digital e moda através de alguns cursos, como o da Zu Oliveira, o da EnModa ou do Senac

Esse foi mais um dos conteúdos sobre carreira de moda. Por aqui, conversamos com profissionais de diversos segmentos dentro da indústria, que compartilham seus pontos de vista sobre a carreira. As entrevistas saem quinzenalmente!

Você também vai gostar