Guia do skincare: como hidratar a pele de todos os tipos

por Inaê Ribeiro

Após entender a importância de uma limpeza de pele na sua rotina de skincare, você provavelmente já sabe que o passo seguinte é hidratá-la, certo? Mesmo que ainda surjam dúvidas quanto a ordem de aplicar os produtos, sabemos que a hidratação é uma etapa muito importante no cuidado com a cútis. Entender como hidratar a pele garante que ela esteja com um aspecto melhor e mais saudável, controlando até mesmo a oleosidade.

Essa inclusive é uma das maiores questões quando falamos em hidratação, principalmente em peles oleosas, já que há quem acredite que ela é totalmente dispensável nas peles em que a produção de sebo é elevada. Então, por que viver em dúvida? Te convidamos a descobrir como hidratar a pele, descobrindo a rotina ideal para a necessidade de cada tipo. Vem ver:

@kiki_sun - como-hidratar-a-pele-oleosa-mista-sensivel-seca-asiativa - como hidratar a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @kiki_sun (Reprodução/Instagram)

pele seca

A nossa pele possui um sebo natural, que é responsável por mantê-la mais hidratada e sedosa, essa quantidade de sebo produzida pode variar de pessoa para pessoa, logo, as que possuem uma menor produção, resultam em uma pele seca. Esse tipo de pele possui como principais características: poros menos visíveis, pouca luminosidade, podendo ter até mesmo vermelhidão e fissuras. 

Descobrir como hidratar a pele seca é muito importante, já que é a hidratação a responsável por trazer o brilho dela de volta, com aquele aspecto natural. Procure por produtos que promovem alta absorção de nutrientes e água, com texturas em creme. Aqueles ricos em pantenol, glicerina e Karité são os mais poderosos hidratantes. 

@drewomaukeleghe - como-hidratar-a-pele-oleosa-mista-sensivel-seca-negra - como hidratar a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @drewomaukeleghe (Reprodução/Instagram)

pele oleosa

Por outro lado, a pele oleosa possui uma alta produção de sebo, que resulta em uma cútis mais adiposa e com tendência a formação de acnes e cravos. Porém, isso não significa que ela é hidratada, já que a hidratação está ligada a quantidade de água. Se você possui esse tipo de pele, é importante estar atenta a alguns fatores, como os ativos presentes no hidratante, a textura e a ação que ele contém. 

Os indicados são hidratantes com fórmula oil-free mais leves, com efeito matificante e de preferência com textura em gel. Os melhores ativos nesse caso são os que restauram as barreiras cutâneas, como ceramidas, ácidos hialurônicos e niacinamida.

LEIA MAIS:

Guia do skincare: a importância da limpeza de pele profunda

Skincare acessível: como montar um nécessaire básico até R$ 90

Os novos aparelhos de beleza que vão transformar sua rotina de skincare

Qual ordem devo aplicar meus produtos de skincare?

@jasminetalksbeauty - como-hidratar-a-pele-oleosa-mista-sensivel-seca-sardas - como hidratar a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @jasminetalksbeauty (Reprodução/Instagram)

pele mista

Já a pele mista une características dos dois tipos anteriores, tendo - normalmente - a famosa zona T com maior oleosidade e o restante do rosto mais ressecado. Essa combinação faz com que seja grande a dúvida para descobrir como hidratar a pele mista, mas não se preocupe, o melhor é utilizar um hidratante em gel ou com textura fluida, assim eles não pesam e mantém o equilíbrio da barreira cutânea. Seguindo os indicados para as peles oleosas, prefira os ricos em ceramindas, Aloe Vera e ácido hialurônico. 

Chloe Wise - como-hidratar-a-pele-oleosa-mista-sensivel-seca-semsive - como hidratar a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Chloe Wise (Reprodução/Instagram)

pele sensível

A pele sensível é aquela mais avermelhada, que pode ter a sensação de queimação e ressecamento em alguns pontos, podendo ter até mesmo formação de lesões que se parecem com acne, quando a sensibilidade é muito intensa. Além disso, é muito comum que pessoas com esse tipo de pele possuam rosácea

Para hidratar a pele sensível, você deve escolher séruns hidratantes e leves, com ativos que promovem uma nutrição e hidratação profunda, mas também delicada.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar