Moda e Futebol Americano: Como a moda está se tornando o MVP da NFL

por Izabela Suzuki

Vamos começar com o básico. Para aqueles que não estão familiarizados com os termos do Futebol Americano, MVP significa "Most Valuable Player". Podemos dizer que a moda está trilhando o caminho para se tornar a jogadora mais valiosa dessa categoria, assim como já se tornou no basquete, por exemplo. Mas nem sempre foi assim. Talvez a única coisa que nos fazia lembrar do impacto da NFL dentro da moda eram as jaquetas varsity que frequentemente víamos em filmes adolescentes.

Entretanto, neste universo onde a elegância se une à competitividade, a NFL está provando ser muito mais do que apenas touchdowns e placares. É também um desfile de moda em constante crescimento, onde os jogadores têm o potencial tanto para serem protagonistas nos campos quanto nos túneis pré-jogo. Pode ser que o mercado de luxo ainda não tenha percebido o potencial que o esporte pode fornecer. Aos poucos, com a ajuda do impacto das mulheres fãs do futebol americano, que representam nada mais, nada menos que 46% do público geral, e também com a mídia internacional dando mais atenção às competições e ao Super Bowl, fica claro que esta é mais uma categoria na qual a moda tem potencial para triunfar.

Taylor Swift - Jaqueta veremlha puffer - NFL - inverno - Mulher loira de gorro andando - https://stealthelook.com.br
Foto: Taylor Swift (Reprodução/Pinterest)


Para começar com dados concretos, apenas na última temporada, o Google testemunhou um aumento de 115% nas buscas por "como estilizar uma camisa de futebol" e um aumento de 50% nas pesquisas por "roupas NFL" em comparação com 2022. De acordo com a analista do Google Trends, Amanda Raghavan, as pessoas estão buscando por dicas para arrasar em seus looks durante os jogos. E se você pensa que Taylor Swift está fora dessa equação, está enganada.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Refinery29, o termo "o que Taylor Swift vestiu" permaneceu no topo das pesquisas do Google Trends por 90 dias consecutivos. O impacto que a cantora teve nos últimos jogos que ela compareceu foi significativo. De acordo com informações do Apex Marketing Group, a presença da artista gerou um valor de marca equivalente a US$ 331.5 milhões para o Kansas City Chiefs e para a NFL. Esse valor, calculado em 22 de janeiro, resulta de menções na mídia impressa, digital, rádio, TV, bem como destaque nas mídias sociais relacionadas à presença de Swift desde seu primeiro jogo, em 24 de setembro de 2023.

Travis Kelce - Conjunto azul e branco estampado - NFL - inverno - homem loiro andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Travis Kelce (Reprodução/Pinterest)

Conforme a NFL ganha mais destaque na moda, as marcas estão prestando atenção quando os atletas usam suas roupas. Em um videoclipe agora viral, o tight end do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, foi flagrado vestindo um macacão azul e branco da marca KidSuper enquanto caminhava com Taylor Swift. A KidSuper aproveitou o momento de euforia acrescentando “1989” ao nome do produto, fazendo uma clara referência ao álbum de Taylor intitulado "1989". Essa jaqueta esgotou-se em questão de instantes.

E mesmo que eu adore Taylor Swift, o foco aqui não é ela, mas sim o crescimento da moda esportiva, algo que não é novidade. Já mencionei anteriormente o fenômeno da Fórmula 1 e suas parcerias com marcas como Puma, Abercrombie, Hugo Boss e Louis Vuitton, que têm trazido mais visibilidade para o esporte automobilístico muito além dos paddocks. Também exploramos o basquete, o futebol e a ascensão do blokecore, além do skate. Recentemente, o golfe também tem recebido destaque, especialmente pelas roupas e até mesmo devido ao novo filme da Zendaya, "Challengers", que se tornou uma nova referência para o estilo.

Agora, chegamos ao futebol americano. Com o aumento do interesse de celebridades e das pesquisas, é natural que algumas marcas demonstrem interesse na modalidade. Por exemplo, a Staud lançou uma colaboração de edição limitada com a gigante de roupas esportivas Fanatics, que incluía versões temáticas da NFL de alguns dos estilos mais populares da marca. Em setembro de 2023, a marca de streetwear Kith fez parceria com a NFL para uma coleção dedicada aos New York Giants, que variava de moletons e bonés a jaquetas de couro.

N/A - N/A - NFL - verão - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: A procura por parcerias com a NFL só tende a aumentar nos próximos anos (Reprodução)

A NFL também colaborou com a October's Very Own (OVO), a marca canadense de estilo de vida co-fundada por Drake, e se associou à BaubleBar e Erin Andrews para uma linha de joias inspirada nas cores e logotipos dos 32 times da NFL. De acordo com a própria NFL, o público é muito receptivo com as coleções streetwear.

Nnenna Echem - roupas diversas - NFL - inverno - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Alguns dos melhores momentos da temporada de 2023 (Reprodução/Instagram)

Assim como os jogadores da NBA sempre chamaram atenção pelo seu estilo fora das quadras e no pré-jogo, os túneis da NFL também tornaram-se uma passarela para seus atletas. Apesar de a relação entre "luxo e esportes" estar mais associada à Fórmula 1 e ao tênis devido ao seu contexto histórico, à medida que a liga de futebol americano ganha destaque, mais marcas demonstram interesse em seus jogadores.

Por exemplo, Odell Beckham Jr., do Baltimore Ravens, tem uma boa relação com a Louis Vuitton. Enquanto isso, a Boss nomeou o quarterback do Chiefs, Patrick Mahomes, como embaixador da marca, e Denzel Ward também não fica para trás quando o assunto é estilo.

Jeremiah Owusu-Koramoah - roupas diversas - NFL - inverno - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Jeremiah Owusu-Koramoah (Reprodução/Instagram)

Mas a coroa, atualmente, pertence a Jeremiah Owusu-Koramoah, do Cleveland Browns. O jogador constantemente se inspira em suas raízes ganenses e, em entrevista, Jeremiah compartilhou que "as roupas o fazem sentir-se em casa. Elas trazem identidade – quem você é, de onde você vem, o que você representa". E isso também desperta um sentimento entre os fãs do esporte. Gradualmente, eles se conectam cada vez mais com a essência e a individualidade do estilo de cada jogador.

As estrelas da NFL também começaram a aparecer nas semanas de moda. Durante a semana de moda masculina de Paris, em junho, Efe Obada, do Washington Commanders, compareceu à Hermès, e Stefon Diggs, que joga no Buffalo Bills, apareceu na Louis Vuitton, Loewe, Rick Owens e Kiko Kostadinov.

Rihanna - roupa monocromática vermelha - NFL - inverno - Mulher negra grávida em pé - https://stealthelook.com.br
Foto: Rihanna (Reprodução/Instagram)

Além de tudo isso, não podemos deixar de mencionar como o show do intervalo do Super Bowl se torna um campo de oportunidades para as marcas. Com milhões e milhões de telespectadores, tudo o que é anunciado tem grandes chances de se tornar um item de desejo, como, por exemplo, maquiagens.

Por outro lado, no meio do estádio, quando os artistas estão se apresentando, aquilo se torna também um palco para os grandes nomes da moda, que vestem artistas como Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga, Usher, Shakira e inúmeros outros talentos que são convidados anualmente para se apresentarem no intervalo mais emblemático da televisão.

Em entrevista à Vogue Business, Harkin, do The Future Laboratory, destacou que "à medida que as marcas de luxo ampliam seu alcance para os estádios e, mais importante, atuam cada vez mais como bússolas culturais, podemos esperar ver mais estrelas do futebol americano liderando campanhas de luxo". Além disso, quanto mais as marcas se voltam para o público mais jovem, mais elas aproveitarão sua propensão para o streetwear e peças de arquivo.

A título de curiosidade, em uma conversa com a WWD, Ryan Samuelson, vice-presidente de produtos de consumo da NFL, revelou que a moda não era um mercado que eles visavam ou exploravam anteriormente. Além disso, o impacto feminino dentro do mundo dos esportes é significativo! De acordo com a Pesquisa Esportiva SSRS de 2021, 45% dos torcedores da NFL com menos de 35 anos são mulheres e meninas - e isso é ótimo! Eu sempre sonho com mais mulheres envolvidas no mundo dos esportes.

Você também vai gostar