Todas as vezes que as celebridades usaram vestidos vintage e nós adoramos

por Izabela Suzuki

Jennifer Aniston já usou um modelo John Galliano para Dior de 1999 e, se não me falha a memória, foi Kate Moss quem também já apostou em um Dior da década de 30 durante um evento de arte. Os vestidos vintage fazem parte da história da moda, e nos últimos anos têm sido os responsáveis por trazerem — ainda — mais destaque para as celebridades e suas passagens por tapetes vermelhos. 

Essa prática também é excelente quando falamos em moda sustentável — e a Jane Fonda pode concordar conosco aqui —, além disso, ninguém quer mais deixar as melhores opções guardadas, esperando uma oportunidade "ideal" para serem usadas e vistas. Isso inclui peças antigas que são muito impactantes, especialmente as que vieram dos anos 90 e 2000, que estão provando ser uma das maiores influências dentro das passarelas para a atual safra de designers. 

Hoje, reunimos algumas das nossas escolhas favoritas de vestidos vintage, e te garantimos que essa pauta pode dar aquele empurrãozinho que faltava para você garimpar uma peça second hand do armário de algum parente seu. Olha só:

Bella Hadid - vestido vintage preto assinado por Gianni Versace - vestidos vintage - Primavera - em pé em um tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Bella Hadid (Reprodução)

A modelo de 25 anos, Bella Hadid, parece ser uma das maiores fãs de peças second hand, e deixou isso bem claro durante o festival de Cannes deste ano. Ela não usou apenas um, mas três vestidos vintage enquanto esteve presente no festival.

O que mais chamou nossa atenção foi um modelo Versace, tirado diretamente dos arquivos de Gianni, que foi especialmente desenhado para a cantora austríaca, Helga Dernesch, para uma performance da ópera 'Salomé', encenada no Teatro alla Scala, em Milão, no ano de 1987. Um look clássico, tanto em seu aspecto, quanto na história.

Kim Kardashian - vestido vintage Alexander McQueen - vestidos vintage - Verão - Em pé no tapete azul da Vanity Fair - https://stealthelook.com.br
Foto: Kim Kardashian (Reprodução)

Se você achou que o vestido de Marilyn Monroe tinha sido o primeiro grande ato de Kim, viemos te mostrar que, dois anos antes, a empresária já havia optado por outro item histórico para a after party da Vanity Fair. O modelo em questão foi o vestido Oyster, que esperou 17 anos para ser visto em um tapete vermelho.

“Indiscutivelmente o vestido mais importante do século XXI”, disse o curador do Metropolitan Museum of Art, Andrew Bolton. Desenhado por Alexander McQueen em 2003, para a temporada de Primavera/Verão, a peça é composta por centenas de camadas de organza de seda, e foi inspirado em uma história de naufrágio. 

Existem apenas duas versões desse vestido, uma delas fica na galeria do MET — eternizada em 2011, durante a exposição 'Savage Beauty' —, e a outra agora pertence a Kim. Se você estiver se perguntando como ela conseguiu, foi o seu ex-marido, Kanye West, agora conhecido como Ye, que a deu de presente no Natal.

Zendaya - vestido listrado vintage valentino - vestidos vintage - Verão - em pé no tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Zendaya (Reprodução)

Durante a première da segunda temporada de 'Euphoria', Zendaya — que também já é bem conhecida por explorar muito bem a moda vintage —, optou por um vestido Valentino, da coleção de primavera/verão de 1992, usado originalmente pela supermodelo Linda Evangelista durante o desfile. Seu stylist, Law Roach, é um colecionador nato de peças antigas e sabe muito bem como usá-los a favor da atriz. 

Cardi B - vestido vintage Thierry Mugler - vestidos vintage - Verão - em pé no tapete vermelho do Grammy - https://stealthelook.com.br
Foto: Cardi B (Reprodução)

Premiada em 2019 com um Grammy de Melhor Álbum de Rap, por Invasion of Privacy, Cardi B deu um show à parte no palco, e fora dele, optando por três vestidos vintage de Mugler. O primeiro deles — e, pessoalmente, o meu favorito — foi usado no início da cerimônia, ou seja, no tapete vermelho. A peça é uma inspiração direta da famosa pintura “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e apareceu pela primeira vez na temporada de Haute Couture Outono/Inverno de 1995. 

LEIA MAIS: Consumo consciente: a alta na procura por peças de segunda mão

Adwoa Aboah - vestido vintage gucci tom ford - vestidos vintage - Verão - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Adwoa Aboah (Reprodução)

A Gucci de Tom Ford é memorável — e indiscutivelmente sexy —, por isso, ficaria difícil imaginar essa lista sem a presença de um vintage daquela época. Também em 2019, Adwoa Aboah, modelo e ativista britânica, apareceu no GQ Men of the Year Awards, usando um vestido verde de lantejoulas de arrancar suspiros.

Seguindo as tendências dos anos 2000, o look apareceu originalmente em 2004, na coleção de prêt-à-porter de outono, de uma maneira um pouco diferente. No momento em questão, a peça tinha uma estola verde ácido, usada na passarela pela modelo Marija Vujovic, mas depois deu lugar para brincos e pulseiras de esmeralda, usados por Adwoa.

Olivia Rodrigo - vestido alta-costura versace rosa - vestidos vintage - Verão - em pé no tapete vermelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Olivia Rodrigo (Reprodução)

Preciso confessar que não sou a fã número um dos looks que a Olivia Rodrigo costuma usar nos red carpets, no entanto, um em especial chamou minha atenção. O modelo vintage da coleção de alta-costura da Versace de 2001 — que desfilou nas passarelas antes mesmo da cantora nascer —, em formato sereia, construído com forro de cetim brilhante e envolto com camadas de tule, carrega a essência Y2K que ela tanto gosta, além de ter combinado perfeitamente com os brincos em shape de borboleta.

Dua Lipa - espartilho vintage Jean Paul Gaultier - vestidos vintage - Verão - perto de uma janela - https://stealthelook.com.br
Foto: Dua Lipa (Reprodução)

Aqui não estamos falando exatamente de um vestido, mas de uma peça vintage usada por Dua Lipa durante o clipe 'Demeanor', de 2019. A viagem no tempo não foi somente no clipe, mas também na moda, já que o espartilho usado pela cantora apareceu pela primeira vez na apresentação de alta costura de Jean Paul Gaultier, na primavera de 1998. 

LEIA MAIS:

Os looks mais icônicos da história do Oscar

Como renovar e customizar roupas antigas e furadas

Moda dos anos 2000: estamos obcecadas pelo passado e qual o impacto disso em nossas vidas?

Você também vai gostar