Trança na praia: 6 dicas de cuidados para preservar o visual

por Inaê Ribeiro

Existem coisas que apenas nós, mulheres negras, entendemos — como a necessidade quase imediata de fazer tranças antes de uma viagem. Além de prática, a trança facilita (e muito!) os dias de lazer, economiza espaço na mala ao dispensar os finalizadores e ainda proporciona aquela mudança no visual que adoramos. Não é à toa que estar de trança na praia se tornou quase um símbolo das nossas férias.

Mas, apesar de toda essa praticidade, as tranças também precisam de cuidados especiais. O contato constante com o mar, o sol e a areia pode danificar os fios, se não houver a atenção devida. E não se preocupe: não vamos sugerir que você evite entrar no mar — afinal, férias são para aproveitar cada momento ao máximo, certo?

Por isso, se você está preparada para curtir, vem com a gente conferir essas dicas e truques para manter sua trança na praia linda por mais tempo!

Sorridente com tranças decoradas por flor, sentada em varanda com vista para praia. Trança na praia
Foto: Nana Agyemang (Reprodução/ Instagram)


lave com água doce

Sempre que sair do mar, lembre-se de enxaguar suas tranças com água doce. Esse cuidado simples ajuda a remover o sal acumulado, que pode ressecar os fios e deixar o couro cabeludo mais sensível. Além disso, evita o acúmulo de resíduos, preservando o aspecto bonito das tranças por mais tempo.
Mulher com Trança na praia e óculos de sol em praia ensolarada, rodeada por guarda-sóis e outras pessoas relaxando.
Foto: Inaê Ribeiro (Reprodução/ Instagram)

evite o contato com a areia

O contato com a areia é inevitável, mas é importante evitar o acúmulo excessivo. A areia, além de ser difícil de remover, pode causar atrito que resseca os fios e aumenta o frizz nas tranças. Por isso, sempre que possível, sacuda delicadamente o cabelo para eliminar os grãos de areia e manter o penteado bonito e saudável.
Mulher com cabelo preso, em frente à piscina e pôr do sol ao fundo. Trança na praia
Foto: @gezellerenee (Reprodução/ Instagram)

aposte nos coques

Nos dias de sol, prenda as tranças em um coque para reduzir o contato com a água salgada e a areia. Além de proteger os fios, de brinde você garante um visual estiloso e cheio de personalidade, perfeito para arrasar na praia.

Mulher com Trança na praia posa na praia ao pôr do sol, vestindo saia laranja e top branco.
Foto: Amaka (Reprodução/ Instagram)

deixe secar naturalmente

Se possível, prefira deixar suas tranças secarem naturalmente. O calor do secador pode danificar as fibras das tranças, aumentar o frizz e até causar quebras nos fios. Aproveite o clima quente da praia para curtir o sol enquanto suas tranças secam de forma suave e segura.

Pessoa com Trança na praia desce degraus entre rochas em direção ao mar cristalino, na praia.
Foto: Claire Most (Reprodução/ Instagram)

lave a raiz após um dia de praia

Após um dia de muito sol e mar, lave sempre o couro cabeludo para remover toda sujeira e resquício de água do mar ou suor. Aplique o shampoo apenas na raiz, massageando por toda a região e enxágue normalmente.

tenha cuidado ao desembaraçar

Com o sucesso das gypsy e goddess braids, muitas meninas estão com fios soltos nas tranças, assim, é preciso ter um cuidado ainda maior com a trança na praia. Depois de lavar, utilize um leave-in para desembaraçar os fios — faça isso diariamente — em seguida, um twist irá ajudar a manter o visual ondulado das mechas. 

Você também vai gostar