Livros de romance sáfico podem ser difíceis de encontrar. Apesar do crescimento do número de publicações desse gênero, ainda é algo recente, portanto com menos opções que livros não LGBTQIA+. Para quem não sabe, romance sáfico nada mais é do que um gênero que retrata o relacionamento entre duas mulheres. Esse mercado vem crescendo e traz cada vez mais opções para quem antes não se sentia representada nos livros que lia, o que é muito importante.
E como expert em livros de romance sáfico, eu, Karen Merilyn, reuni alguns dos meus favoritos para indicar por aqui. São publicações de autoras nacionais e internacionais muito bem escritas, com histórias que te envolvem e que são super fofas. Pronta para se apaixonar por essas personagens? Confira esses seis livros que você vai amar ler:
os sete maridos de Evelyn Hugo
Esse livro da Taylor Jenkins Reid — a mesma autora de Daisy Jones and The Six — já virou um clássico e bastante gente conhece, porque vai virar um filme da Netflix. Em ‘Os sete maridos de Evelyn Hugo’, uma estrela de cinema de Hollywood conta para uma jornalista a história por trás dos seus sete casamentos e revela quem foi o verdadeiro amor da sua vida. Esse romance sáfico é para chorar, então prepara o lenço!
o amor não é óbvio
Esse livro nacional, escrito por Elayne Baeta, é sobre a Íris, uma adolescente de 17 anos que vive várias aventuras depois que decide investigar quem é Édra Norr, a nova namorada da garota mais popular da escola. A história fala sobre descobertas, amizade, amores platônicos e todos os sentimentos comuns da adolescência. É muito fofo!
conectadas
‘Conectadas’, de Clara Alves, conta a história de Raíssa e Ayla, que se conheceram on-line através de um jogo e criaram uma conexão profunda, mas nunca se viram pessoalmente. Quando a oportunidade surge, só existe um problema: Raíssa joga com um avatar masculino e Ayla não faz ideia que ela é uma garota.
Com as confusões e delícias que só um romance adolescente pode ter, o livro fala muito sobre não ter medo de ser você mesma.
espere até me ver de coroa
Leah Johnson traz em ‘Espere até me ver de coroa’ algo que ainda não é muito frequente em livros de romance sáfico: protagonismo negro.
Liz Lighty odeia ser o centro das atenções e só quer terminar o ensino médio para fazer sua faculdade dos sonhos. No entanto, quando ela perde a ajuda financeira que esperava para cursar medicina, decide entrar no concurso de rainha do baile, que oferece uma bolsa de estudos para os coroados. Nesse processo, ela se aproxima de Mack, a garota nova da escola que também está competindo pela coroa.
É um livro bonito, com muitas nuances, que pauta assuntos além da trama principal e que gera bastante identificação.
é assim que se perde a guerra do tempo
Para quem gosta de ficção científica, esse é o romance sáfico perfeito. Uma troca de correspondência improvável entre duas agentes de facções rivais que travam uma guerra através do tempo gera um romance que põe em jogo o passado e o futuro.
O livro de Amal El-Mohtar e Max Gladstone traz uma leitura bem interessante, é escrito através das cartas e tem uma narrativa muito diferente, complexa e poética.
a jogada do amor
Mais um livro young adult, dessa vez no estilo enemies to lovers. Scottie Zajac é jogadora de basquete e depois de um acidente é obrigada a dar carona para a última pessoa que ela gostaria de conviver: Irene Abraham, a líder de torcida popular da escola. Mas quando Scottie vê nesse acontecimento a oportunidade de fazer ciúmes na ex-namorada, faz um trato com Irene que vai mudar a relação das duas.
A obra de Kelly Quindlen é um romance sáfico com aquele tipo de história bem clichê adolescente que a gente ama!