Apesar da pele sensível ser uma condição genética, fatores externos também podem intensificar ou até mesmo tornar a situação uma realidade temporária, e a mudança climática é um desses fatores. É por isso que é tão comum ter o rosto corado e áspero durante o inverno.
Não importa se você faz parte do grupo que vive com a pele sensível sazonal ou durante todo o ano, se a sua cútis estiver avermelhada, tensa ou seca é sinônimo de que você precisa fazer algumas mudanças na sua rotina de skincare. O ideal é escolher os produtos e as fórmulas corretas para minimizar a irritação, sendo assim, hoje viemos te ajudar a criar uma rotina de skincare que irá garantir uma pele luminosa e saudável, mesmo nos dias mais frios.
prefira produtos sem fragrância
Um dos ingredientes mais comuns nos cosméticos é a fragrância, entretanto, ela também pode ser a causadora da vermelhidão, coceira, ardor ou do ressecamento da pele sensível. Devido a isso, é muito importante que você escolha produtos que são livres de fragrância e dê preferência para os com ingredientes calmantes sem cheiro.
faça uma limpeza suave
A limpeza da pele é indispensável, mas ela precisa ser feita com o produto certo. As donas de pele sensível devem buscar por higienizantes gentis, livres de sulfato ou então optar pela água micelar, que não resseca a pele. Além disso, ao contrário da pele oleosa, a sensível não precisa ser limpa mais de uma vez por dia, então encontre o melhor momento na sua rotina para realizar o passo.
capriche na hidratação
Durante o inverno o fator hidratação ganha uma importância ainda maior para a pele sensível, já que, se você pular o passo por apenas um dia, sua pele irá demonstrar o ressecamento. Sua melhor escolha é investir em produtos com dois ou mais ingredientes profundamente hidratantes, nós destacamos o ácido hialurônico. O ativo, quando aplicado no rosto limpo, é capaz de reter a umidade na sua pele seca.
Também invista em um óleo facial, e seja criteriosa quanto a performance dele em sua pele, já que alguns podem causar irritação. Para descobrir se o óleo escolhido é o ideal para você, faça o teste de uso por três dias, ou noites, e então observe sua pele, caso haja algum tipo de irritação, abandone o produto.
Finalize sua rotina de hidratação utilizando um hidratante não comedogênico, que será melhor absorvido pela sua pele.
não abandone a proteção solar
Não se engane, até mesmo no inverno a sua pele precisa do protetor solar. O produto, além de prevenir contra o envelhecimento precoce, irá deixar sua pele protegida dos raios solares, que podem deixar a cútis mais irritada e avermelhada. Ao escolher o seu, prefira aqueles destinados à pele sensível, pois eles costumam ser mais delicados.
não esqueça da pele do corpo
Não é apenas a pele do rosto que sofre com o ressecamento e com as baixas temperaturas, também é preciso ter um plano de cuidados com o restante do corpo. Inicie fazendo uma esfoliação, retirando as células mortas e permitindo que a hidratação seja melhor absorvida. Utilize um esfoliante físico destinado a pele sensível e feito com grãos finos. Por fim, hidrate sua pele com um produto rico em ceramidas e ativos ultra hidratantes.
LEIA MAIS:
Guia da pele sensível: como identificar e quais são as causas
Guia da pele sensível: quais produtos usar
O que não fazer com sua pele caso você tenha rosácea
As diferenças entre pele sensível e pele sensibilizada