Pele e emocional estão realmente interligados?

por Sofia Chel

Certamente você já ouviu falar na relação entre pele e emocional, e como ambos caminham lado a lado. Situações de estresse, ansiedade ou tristeza podem desencadear problemas como coceiras e alergias — e sim, sua mãe e amiga estavam certas.

Tá, mas, na prática, como essa relação funciona? De acordo com a médica especialista em dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Gláucia Labinas, “quando estamos estressados ou ansiosos, nosso corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol. Este aumento hormonal pode levar a uma variedade de reações cutâneas. Por exemplo, o estresse pode exacerbar condições de pele como eczema, psoríase e acne. Além disso, o estresse crônico pode prejudicar a capacidade da pele de se regenerar, tornando-a mais suscetível a infecções e retardando o processo de cicatrização.”

Leia também: 6 sinais e sintomas de ansiedade que você não imaginaria 

mulher acne - básica - pele emocional - outono - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @sophieharristaylor (Reprodução/Pinterest)


A ansiedade, também conhecida por muitos como o mal do século e que está cada vez mais comum, pode se manifestar por hábitos nervosos, como coçar, cutucar a pele e, dessa forma, agravar ainda mais problemas cutâneos.

principais condições na pele provocadas pelo emocional

Acne: Apesar da acne ser frequentemente associada a fatores hormonais e genéticos, ela também pode estar relacionada a questões emocionais devido ao mesmo hormônio, o cortisol, que é mencionado anteriormente em situações de grande estresse. Esse hormônio estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo na pele, o que pode agravar o aparecimento de espinhas.

Dermatite atópica: Também chamada de eczema, é uma doença não contagiosa que resulta em inflamação na pele, manifestando-se em lesões, coceira, ressecamento intenso e descamação. A dermatologista Gláucia Labinas explica que a função da barreira cutânea é prejudicada em situações de estresse, podendo aumentar a inflamação na pele.

Psoríase: É uma doença crônica da pele, autoimune, não contagiosa e pode ser reconhecida pela vermelhidão com escamas esbranquiçadas acompanhadas de coceira. Um dos fatores que desencadeiam e intensificam os sintomas dessa doença autoimune é o estresse, como uma resposta imunológica do corpo, sinaliza a dermatologista Gláucia Labinas. Qualquer sintoma ou dúvida que tiver, busque por orientação médica especializada.

mulher psoriase - top preto bermuda cinza academia - pele emocional - outono - Estados Unidos - https://stealthelook.com.br
Foto: @laurenkostercreative (Reprodução/Pinterest)

Urticária: É uma irritação cutânea que causa sintomas como vermelhidão, coceira intensa e inchaços. Seus sintomas podem ser desencadeados por diversos fatores, desde alimentos e medicamentos até estresse. Conforme o Ministério da Saúde, a maioria das crises de urticária ocorre por fatores não alérgicos; assim, na maioria dos casos, a urticária não é alergia. A liberação da substância histamina pode causar reações intensas de coceira, vermelhidão e erupção cutânea.

Queda de cabelo: Embora não seja sobre a pele, a queda capilar também pode surgir com problemas emocionais. Assim como todas as condições citadas acima, é super importante identificar a causa do problema. A queda de cabelo não seria diferente; essa condição pode ser muitas vezes associada com a idade, já que é mais recorrente em homens com mais de 50 anos. O fator emocional também é um ponto de atenção nesse caso. O médico especialista em tricologia, área da dermatologia que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos, diz: "Um emocional fragilizado também afeta o sistema imunológico e, quando isso acontece, os primeiros sinais são manifestados através da pele, dos cabelos e das unhas. É por isso que é comum notar uma queda maior dos fios quando se está estressado, ansioso ou deprimido."

como faço para prevenir e cuidar?

Conselho de amiga: não saia testando qualquer produto e se automedicando. Atente-se sempre aos sinais do seu corpo. Muitas vezes, o emocional acaba refletindo na nossa pele; assim como estar bem emocionalmente é capaz de regredir determinadas doenças, não hesite em buscar um profissional da área para sanar todas as suas dúvidas.

O autocuidado é sobre isso: ir além da rotina skincare que amamos e sabemos da sua importância, mas também incluir o acompanhamento médico e psicológico, alimentação saudável, boas noites de sono e exercícios físicos, que são imprescindíveis para uma vida saudável e com mais qualidade.

Você também vai gostar